Evento integra a programação da 30º Semana Cultural de Santo Ângelo e contou com lançamento de livro do escritor Paulo Prado
No dia 17 de agosto de 1942, um marco para a cidade de Santo Ângelo. Foi nesse dia que se iniciou a primeira página da história da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay. Para celebrar os 80 anos, na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Municipal de Cultura, ocorreu a celebração do aniversário da biblioteca pública com o lançamento dos livros "O Derradeiro Canto do Cisne" e "Viagens ao Interior do Tempo", com sessão de autógrafos do escritor e presidente da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), Paulo Prado.
A solenidade comemorativa aos 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay integra a programação da 30º Semana Cultural de Santo Ângelo e contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa; do secretário municipal de Cultura e Esporte, Marco André München, do patrono da 30ª Semana Cultural de Santo Ângelo, Otávio Reichert, do presidente da ASLE, Paulo Prado, e da coordenadora da biblioteca local, Fernanda Paz.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa ressaltou ser um dia especial pela celebração dos 80 anos da Biblioteca Policarpo Gay, salientando que o investimento na cultura é fundamental para toda a sociedade. "A Cultura também é educação, desenvolvimento econômico e social de um município, e neste momento a nossa sociedade transpira cultura pelos eventos realizados e os próximos compromissos culturais, pela revitalização dos espaços culturais e pela captação de recursos para o investimento em obras no setor", disse.
O evento foi encerrado com a apresentação da Cameratta Archangellus e com o bolo comemorativo dos 80 anos da Biblioteca Policarpo Gay.
ACERVO COM MAIS DE 25 MIL LIVROS
A Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay foi inaugurada em 17 de agosto de 1942 e leva o nome em homenagem ao prefeito da época, sendo idealizada pelo historiador Augusto Pereira dos Santos. Sua primeira instalação foi no Centro Administrativo da Prefeitura e no ano de 1957 foi transferida para uma sala da Acisa Missões. No mês de dezembro de 1992, instalou-se definitivamente no atual local, no Centro Municipal de Cultura.
Atualmente, a biblioteca municipal conta com um acervo com mais de 25 mil livros, contemplando todas as áreas do conhecimento. Além do ambiente agradável e climatizado para a leitura de livros, jornais e revistas.
O ESCRITOR
Natural de Redentora/RS, Paulo Prado Machado é Cidadão Honorário de Santo Ângelo. Escritor, poeta e ativista cultural, além de funcionário público estadual, é membro fundador da Academia Santo-Angelense de Letras e atual presidente. Pertenceu à Academia Passo-Fundense de Letras e é o fundador do Museu Municipal de Cinema Vivaldino Prado. É o autor dos livros "A Phonte do Arco-Íris", "Ninguém é de Ninguém", "Navios Fantasmas", "100 Anos de Cinema em Santo Ângelo", "Sonetos" e "O Derradeiro Canto do Cisne". Ainda produziu um longa-metragem infanto-juvenil: "A Princesa Assíria e os Absintos". E na data de hoje, a nova obra "Viagens ao
interior do tempo".
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes