Notícias

17/08/2022 15:55


Santo Ângelo - Solenidade celebra os 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay

Evento integra a programação da 30º Semana Cultural de Santo Ângelo e contou com lançamento de livro do escritor Paulo Prado
No dia 17 de agosto de 1942, um marco para a cidade de Santo Ângelo. Foi nesse dia que se iniciou a primeira página da história da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay. Para celebrar os 80 anos, na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Municipal de Cultura, ocorreu a celebração do aniversário da biblioteca pública com o lançamento dos livros "O Derradeiro Canto do Cisne" e "Viagens ao Interior do Tempo",  com sessão de autógrafos do escritor e presidente da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), Paulo Prado.
A solenidade comemorativa aos 80 anos da Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay integra a programação da 30º Semana Cultural de Santo Ângelo e contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa; do secretário municipal de Cultura e Esporte, Marco André München, do patrono da 30ª Semana Cultural de Santo Ângelo, Otávio Reichert, do presidente da ASLE, Paulo Prado, e da coordenadora da biblioteca local, Fernanda Paz.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa ressaltou ser um dia especial pela celebração dos 80 anos da Biblioteca Policarpo Gay, salientando que o investimento na cultura é fundamental para toda a sociedade. "A Cultura também é educação, desenvolvimento econômico e social de um município, e neste momento a nossa sociedade transpira cultura pelos eventos realizados e os próximos compromissos culturais, pela revitalização dos espaços culturais e pela captação de recursos para o investimento em obras no setor", disse.
O evento foi encerrado com a apresentação da Cameratta Archangellus e com o bolo comemorativo dos 80 anos da Biblioteca Policarpo Gay.

ACERVO COM MAIS DE 25 MIL LIVROS
A Biblioteca Pública Municipal Policarpo Gay foi inaugurada em 17 de agosto de 1942 e leva o nome em homenagem ao prefeito da época, sendo idealizada pelo historiador Augusto Pereira dos Santos. Sua primeira instalação foi no Centro Administrativo da Prefeitura e no ano de 1957 foi transferida para uma sala da Acisa Missões. No mês de dezembro de 1992, instalou-se definitivamente no atual local, no Centro Municipal de Cultura.
Atualmente, a biblioteca municipal conta com um acervo com mais de 25 mil livros, contemplando todas as áreas do conhecimento. Além do ambiente agradável e climatizado para a leitura de livros, jornais e revistas.
O ESCRITOR
Natural de Redentora/RS, Paulo Prado Machado é Cidadão Honorário de Santo Ângelo. Escritor, poeta e ativista cultural, além de funcionário público estadual, é membro fundador da Academia Santo-Angelense de Letras e atual presidente. Pertenceu à Academia Passo-Fundense de Letras e é o fundador do Museu Municipal de Cinema Vivaldino Prado. É o autor dos livros "A Phonte do Arco-Íris", "Ninguém é de Ninguém", "Navios Fantasmas", "100 Anos de Cinema em Santo Ângelo", "Sonetos" e "O Derradeiro Canto do Cisne". Ainda produziu um longa-metragem infanto-juvenil: "A Princesa Assíria e os Absintos". E na data de hoje, a nova obra "Viagens ao
interior do tempo".
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...