Evento foi realizado na noite da terça-feira (17), dentro da programação da 30ª Semana Cultural de Santo Ângelo
Dentro da programação da 30ª Semana Cultural de Santo Ângelo, foi realizada na noite da terça-feira (16), no auditório do Centro Municipal de Cultura, a 7ª Conferência Municipal de Cultura, onde foram eleitos os novos conselheiros culturais para os próximos dois anos, além da definição de diretrizes e metas para o setor no período do novo mandato.
Com o tema "O polo cultural local", o evento contou com a presença de artistas e agentes culturais que debateram as políticas públicas voltadas às diferentes manifestações culturais sobre os três eixos temáticos abordando a “Importância da Biblioteca Pública Municipal”; “O papel das entidades culturais”; e o “Protagonismo dos artistas da terra”.
A mesa foi composta pelo secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones; pelo secretário municipal de Cultura e
Esporte, Marco André München e pelo patrono da 30ª Semana Cultural de Santo Ângelo, Otávio Reichert.
Em seu discurso, o secretário de Cultura e Esporte, Marco André München, ressaltou que o foco da 7ª Conferência Municipal de Cultura é o mecanismo de troca entre os artistas e as entidades culturais locais, com a finalidade de analisar os avanços para o setor cultural da cidade. "Ao eleger os novos conselheiros culturais para os próximos dois anos, estamos determinando as ações para próximo período, onde haverá o incentivo para os projetos na área e a atualização do Plano Municipal de Cultura como meta", disse.
CONSELHEIROS ELEITOS
Na oportunidade, foram eleitos os novos conselheiros culturais para os próximos dois anos: Juliani Borchardt, Jonatã Ferreira, Dinalva Alves Agissé de Souza, Ivan Renato Barrachini e Pedro Noly Moreira. Ficaram como suplentes: Gilda Gonçalves Karlinski, Renato Schorr, Paulo Prado, Cerise Ribas de Oliveira e Sonia Marina Theobald.
MINUTO DE SILÊNCIO
Na abertura da 7ª Conferência Municipal de Cultura, o patrono Otávio Reichert solicitou um minuto de silêncio em virtude do falecimento de Iolanda Ribeiro Bindé, esposa do falecido imortal da Academia Santo-Angelense de Letras (ASLE), Wilmar Campos Bindé. Iolanda deixou os filhos Péricles Wilmar Bindé, Graciela Iolanda Bindé e Pitágoras José Bindé.
Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner