Na última semana, os acadêmicos de Medicina Veterinária, da modalidade da Alternância, da Faculdade Santo Ângelo (FASA), participaram de uma atividade prática da disciplina de Clínica Médica de Equinos.
A atividade foi realizada na Fazenda Escola da FASA, sob coordenação do professor Dr. Claudio Alberto dos Santos. Na ocasião, os alunos puderam aplicar os conhecimentos sobre a semiologia e realizar na prática o exame clínico geral e o exame dos membros locomotores.
De acordo com o professor Claudio Alberto dos Santos, tanto na Medicina, quanto na Medicina Veterinária, a maior dificuldade do profissional é juntar os conhecimentos adquiridos anteriores no curso e chegar a um diagnóstico do problema do paciente. "Essa disciplina de Clínica Médica de Equinos é extremamente importante, pois os alunos precisam criar o raciocínio clínico, onde juntam as informações dos sinais apresentados pelos animais, com o exame clínico das regiões, associam a exames complementares para se chegar a um diagnóstico da doença e por fim, fazer a indicação do tratamento adequado. O aluno tem que se tornar um exímio clínico".
O professor explica ainda da necessidade de diagnosticar rapidamente o problema em equinos e iniciar o tratamento imediatamente. "Diferente dos demais animais, nos equinos as lesões evoluem rapidamente, e 85% dos casos clínicos são identificados através de exames semiológicos. Por isso a importância da disciplina e de profissionais capacitados para tal função," acrescenta.