Central Geradora Hidrelétrica será construída no Rio Ijuí, na Esquina Gaúcha, em território santo-angelense
A direção da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda., a Ceriluz, esteve reunida na tarde desta quinta-feira, 28, com o prefeito Jacques Barbosa e com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva, para confirmar a construção de uma Central Geradora Hidrelétrica em Santo Ângelo, um investimento de R$ 35 milhões.
O anúncio foi feito pelo presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme de Pauli, pelo presidente da Ceriluz Geração, Iloir de Pauli, e pelo secretário-executivo da cooperativa, Sandro Lorenzoni. A direção também informou que estarão sendo investidos em torno de R$ 200 milhões na construção de cinco unidades de geração de energia no Rio Ijuí, abrangendo Santo Ângelo, Entre-Ijuís e Vitória das Missões. Jacques comemorou o anúncio, pois duas delas serão instaladas em território santo-angelense.
O secretário João Baptista destacou que os projetos de investimentos tiveram em início em 2021, quando a direção da Ceriluz e o Executivo Municipal deram início às tratativas, quando o prefeito Jacques Barbosa assinou a carta de anuência para a instalação das usinas em Santo Ângelo. “As instalações estão devidamente licenciadas e o Governo Municipal continuará oferecendo total apoio aos empreendimentos”, declarou.
De acordo com os diretores da Ceriluz, as obras serão iniciadas em setembro deste ano com previsão de inauguração em agosto de 2023, dentro da programação comemorativa aos 150 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo.
Fotos: Fernando Gomes