Notícias

21/07/2022 17:32


Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, realiza ações do Julho Amarelo neste sábado (23)

Na oportunidade, das 9h às 15h, no prédio da SMS, ocorre a testagem rápida e a vacinação contra a Hepatite B
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo realiza neste sábado (23), das 9h às 15h, no prédio da SMS, a testagem rápida e a vacinação contra a Hepatite B. A iniciativa faz parte da campanha “Julho Amarelo”, em alusão ao combate às hepatites virais, comuns nos tempos atuais, doença que possui várias formas de contágio.
A campanha “Julho Amarelo” busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. A doença é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
De acordo com a farmacêutica da SMS, Fernanda Teichmann, os sintomas da hepatite são silenciosos, por isso a importância de alertar a população quanto aos cuidados que devem ser tomados para se prevenir e, também, da importância de realizar o teste rápido.
TIPOS DE HEPATITE
A hepatite pode não apresentar sintomas, mas quando aparecem, se manifestam como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No caso específico das hepatites virais, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras A, B, C, D e E.
– Hepatite A: tem o maior número de casos e está relacionada às condições de saneamento básico e de higiene. É uma infecção leve e se cura sozinha. Existe vacina.
– Hepatite B: é o segundo tipo mais comum e atinge maior proporção de transmissão por via sexual e contato sanguíneo. A melhor forma de prevenção para a hepatite B é a vacina, associada ao uso do preservativo.
– Hepatite C: o contato com o sangue é a principal forma de transmissão. É considerada a maior epidemia da humanidade, cinco vezes superior à AIDS. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e a doença pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não existe vacina.
– Hepatite D: ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B também protege de uma infecção com a hepatite D.
– Hepatite E: é transmitida por transmissão fecal-oral, provocando grandes epidemias. A hepatite E não se torna crônica, porém, mulheres grávidas que forem infectadas podem apresentar formas mais graves da doença.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...