Na manhã desta quinta-feira (7), a Psicóloga e Vereadora Simone Lunkes (PDT), recebeu nas dependências do Poder Legislativo, autoridades e profissionais ligados à rede de proteção e atendimento da criança a ao adolescente. O objetivo principal do encontro foi o de retomar a questão dos serviços relacionados à criança e ao adolescente no Município, o fluxo de trabalho, bem como ouvir os setores ligados a rede de proteção e atendimento, as demandas, as dificuldades e as necessidades de cada setor. Para a Psicóloga e Vereadora Simone Lunkes(PDT), existe a necessidade de se inserir o Poder Legislativo ativamente na política pública de proteção e atendimento da criança e ao adolescente, potencializando os serviços que já estão sendo prestados pelo município, e projetando novas ações que visem fortalecer a rede em Santo Ângelo. Dificuldades enfrentadas na área da saúde mental, prevenção de crimes contra crianças e adolescentes, o consumo de álcool e drogas por parte dos adolescentes, também foram discutidos. Outra questão abordada foi o número de profissionais que atuam na área da psicologia atualmente, verificou-se que muitos serviços estão excedendo o seu número de atendimentos, em função da alta demanda e o número reduzidos de profissionais qualificados para atuar na área da saúde mental , que não apenas engloba a criança e o adolescente, mas também a família. Ainda segundo a Vereadora Simone Lunkes, a ideia é inserir o Legislativo como uma força a mais no combate aos crimes relacionados a crianças e adolescentes, fortalecendo ainda mais a rede de proteção e atendimento.
Os encontros vão acontecer a cada 30 dias e contarão com a presença de diversos profissionais que atuam direta ou indiretamente na questão da proteção da criança a ao adolescente em Santo Ângelo .
Participaram do encontro a Vereadora Simone Lunkes (PDT) delegada da Delegacia de Proteção à criança e o adolescente, Luciana Cunha da Silva, a Coordenadora do Centro de Atenção Psicosocial (CAPS), Luciane Veronese, a conselheira tutelar, Diana Konzen, a Psicologa Coordenadora do CREAS, Marjorie Machado, a Enfermeira do CAPSI infantil, Kallyane Siqueira, o Secretário Municipal de saúde, Flavio Cristensen, a Assessora Jurídica da Secretaria da Saúde, Kayana Veronese e o Promotor de Justiça, Dr. Renato Tirapelli.