Notícias

04/07/2022 11:13


Definidas pautas e delegados à Conferência Estadual de Segurança Alimentar

Propostas elencadas em Santo Ângelo serão levadas para o debate estadual, em Porto Alegre, dias 27 e 28 deste mês

Santo Ângelo realizou a sua IV Conferência Municipal e a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, quando elencou uma extensa pauta de pleitos e definiu os delegados titulares e suplentes para o certame estadual de debates que será realizado dias 27 e 28 deste mês, em Porto Alegre.
Na conferência local, representantes da sociedade civil e dos governos debateram a atual situação da segurança alimentar e nutricional sustentável e apresentaram propostas de políticas públicas para a superação da fome e da miséria, para a promoção do Direito à Alimentação Adequada e Saudável, à valorização do alimento saudável na merenda escolar das escolas da rede de estadual de ensino e o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no Rio Grande do Sul.
PAUTA
As propostas elencadas foram definidas em quatro eixos temáticos debatidos por grupos durante a conferência.
Produção, Abastecimento e Acesso aos Alimentos: fortalecer a agricultura familiar com politicas publicas de incentivos e subsídios; ampliar o quadro da Assistência Técnica oficial (Emater); retomada do Programa Alimenta Brasil (PAB) que substituiu o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tornando política pública e fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e incentivo à produção agroecológica e agricultura urbana.
Educação Alimentar e Qualidade dos Alimentos: valorização das professoras na área da alimentação (nutricionistas e técnicos) ampliando o quadro técnico por meio de concurso; implementação do eixo de educação alimentar e nutricional no Programa de Saúde na Escola, ampliando ações com Instituições não governamentais; fomentar ações de educação alimentar e nutricional no Sistema Único de Saúde (SUS), com material técnico e capacitação das equipes com ênfase nos agentes comunitários de saúde; garantir às demais instituições e execução da educação alimentar e nutricional nos projetos políticos pedagógicos e mantenedoras. 
Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional: implantação do PAA como política pública visando à garantia de Segurança Alimentar e fortalecimento da Agricultura Familiar; aumentar a visibilidade dos PPAS de conferências e espaços de discussão; e garantir recursos para financiar políticas públicas socioassistenciais.
Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN): correção e adequação de repasse financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no PNAE; desburocratização de repasses de recursos para entidades; ampliação do quadro de funcionários qualificados na área de Segurança Alimentar; elaborar e efetivar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
DELEGADOS
A Conferência Municipal também elegeu os delegados para a Conferência Estadual. Representando a sociedade civil, os titulares são: Edite Meotti; Varlei Machado da Rosa; Thaís Trindade; Sônia de Lemos Contri; Alexandra Dornelles, e Tereza dos Santos Morais; e Joseida Luísa Vidor, como suplente.
Representando o Governo Municipal foram escolhidos Ubiratan Gross Alencastro; Vera Sanchez; e Diomar Lino Formenton. Suplentes do setor governamental; Raquel Silveira Vieira; Bárbara Schuh Kae; e João Carlos Ganacini. 
Foto: Divulgação

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...