A próxima sexta-feira, 01 de julho, será um marco para famílias de pessoas com autismo nas Missões. A inauguração do Centro Regional de Referência (CRR TEAcolhe) em Santo Ângelo vai atender pacientes de 23 municípios da região, que no local terão suporte para casos graves, refratários e moderados do TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Tendo como base a Lei 15.322 de 2019, de autoria do deputado estadual Eduardo Loureiro, o Rio Grande do Sul vem avançando na implantação de centros regionais especializados em autismo, serviço bancado pela Secretaria de Saúde do Estado e efetivado em parceria com entidades ou prefeituras. Em Santo Ângelo, o CRR integra o escopo da Secretaria Municipal de Saúde e terá profissionais da psicologia, psiquiatria, fisioterapia, educação especial e assistência social, sob coordenação da psicóloga Mariliane Monteiro.
Para chegar até os pacientes nas 23 cidades que compõem a 11ª Coordenaria Regional de Saúde, os profissionais do CRR TEAcolhe estão fazendo uma grande força-tarefa, contatando prefeituras, Apae’s e demais entidades e serviços médicos. “É um trabalho de sensibilização, convidando todos a participar do primeiro ciclo de formação, que vai ocorrer no mesmo dia da inauguração do Centro de Autismo”, detalha Mariliane Monteiro. Essa atividade terá a palestra do neuropediatra Guilherme Henz.