Notícias

27/06/2022 07:55


Legislativo concede a Janira Couto Mânica a Ordem da Cruz Missioneira

O Plenário Juarez Alves Lemos lotado, marcou a noite de homenagens à senhora Janira do Couto Mânica, na noite desta segunda-feira (20). Muitos amigos e familiares prestigiaram a solenidade que outorgou a Ordem da Cruz Missioneira à cidadã santo-angelense, o mais alto reconhecimento público destinado aos cidadãos que se destacam em suas atividades. A saudação foi requerida pelo vereador Marcos André (PTB) e teve aprovação unânime na câmara de vereadores.

A homenageada, Janira do Couto Mânica, ocupou espaços de destaque na sociedade santo-angelense, desenvolvendo um belíssimo trabalho em favor do município. Sua história profissional possui um amplo histórico formado por diversas certificações, reconhecimentos e funções. Formada no curso de Pedagogia Licenciatura plena em Sociologia, pelas Faculdades Integradas de Santo Ângelo, que anos após viria se tornar Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, ocupou cargos  de diretoria, Coordenadora educacional, Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, Conselheira da Federação Nacional das APAEs e Delegada da IVª Delegacia Regional das APAEs do Rio Grande do Sul, além de muitas outras funções ao longo desses longos anos de trabalho. No ano de 2010, recebeu o troféu Ana Terra, um reconhecimento do Governo Estadual às mulheres pela atuação na sociedade gaúcha em ações sociais e humanitárias.

Em 1986 aposentou-se, ao concluir 30 anos de atuação na área da educação, todos atuando em escolas públicas. A partir desta data, dedicou o seu tempo como voluntária na APAE de Santo Ângelo, ao todo foram 16 anos de voluntariado sempre lutando pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Desde 2002, Janira Mânica atua como Gerente Administrativa diante da APAE de Santo Ângelo.

O vereador Marcos André (PTB), requerente da solenidade, salientou o relevante trabalho de Janira Mânica em prol de Santo Ângelo, destacando sua extensa trajetória e relevância para o município e finalizou sua fala parabenizando a homenageada pelo transcurso do 80º aniversário.

Em sua fala a aniversariante do dia destacou que somente tem a agradecer por suas conquistas, em especial ao apoio do marido e do filho, Janira agradeceu também o reconhecimento a ela dedicado.

A mesa de honra da solenidade foi composta por Jânio Bones, Secretário de Governo e Relações Institucionais representando o Executivo Municipal, Sérgio Luiz Mânica, filho de Janira, Adão Lago Pinto, Presidente da APAE Santo Ângelo e Flávio Christensen, Secretário de Saúde.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...