Após representar a região em viagem internacional para Portugal e Espanha, o presidente da Associação dos Municípios das Missões, prefeito de Santo Ângelo Jacques Gonçalves Barbosa, realizou em seu município a assembleia mensal da AMM.
O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), na sede da Associação Comercial e Industrial de Santo Ângelo (Acisa). Em paralelo na CDL, aconteceu o encontro das Primeiras Damas e Vice Primeiras Damas dos municípios missioneiros, coordenado pela anfitriã Juliana Barbosa. Em pauta, o projeto Missões pela Vida.
Além das demandas missioneiras, integrou o cronograma de trabalho dos gestores uma fala da promotora Fernanda Broll Carvalho de Almeida, sobre o Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento á Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (GEPEVID).
Para Barbosa, a AMM está caminhando para uma postura técnica capacitada com o viés de estar preparada para captar recursos via projetos estruturantes, que possam alavancar a concretização dos pleitos regionais. “Precisamos agilizar a elaboração de projetos para captar recursos e evoluir de forma conjunta”, disse Barbosa. “Meu compromisso é impulsionar o desenvolvimento de nossa região nesta minha gestão frente a AMM”, complementou, em entrevista para o Portal das Missões. O Presidente da AMM deverá ainda detalhar como foi sua agenda internacional, juntamente com a comitiva da FAMURS, realizada no início deste mês de junho.
Sobre as mobilizações regionais: Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier está em licitação para construção; As medidas para adequação da pista do Aeroporto Sepé Tiaraju estão sendo executadas, para receber voos da Gol entre Santo Ângelo e São Paulo; Há uma busca de posicionamento dos governos quanto aos projetos de acessos asfálticos aos municípios sem acesso na região; A duplicação de trechos da BR 285 também entro na pauta regional, após reunião em Panambi com o presidente da AMUPLAM, buscando agilizar nos órgãos competentes o direcionamento de recursos para obras no trajeto que abrange a região das Missões.
Presente na reunião, o deputado estadual Eduardo Loureiro enfatizou a necessidade estratégica das lideranças missioneiras se mobilizarem para, pessoalmente, irem até a capital gaúcha na próxima no intuito de reverter o veto do governo do Estado ao Pró Missões. Com a mesma intensidade, também o dirigente da AMM, prefeito Jacques Barbosa, reiterou a importância presencial da região, para pressionar os parlamentares na assembleia legislativa.
O prefeito de Cerro Largo, Paulo Kipper, Diretor do Departamento de Turismo (DETUR) também atualizou sobre o andamento das atividades do setor. A Associação dos Municípios das Missões abrange 26 municípios da região Noroeste do Rio Grande do Sul.