Notícias

15/06/2022 08:29


Força-tarefa deve iniciar aterramento no aeroporto na próxima semana

Contra a morosidade do Estado, esforços entre município e entidades representativas mostram celeridade para garantir nova rota comercial de voos

O Governo Municipal e entidades representativas de Santo Ângelo tiveram mais uma rodada da articulação para efetivar a execução de obras no Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e garantir os voos ligando a Capital das Missões ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, pela Gol Linhas Aéreas, previstos pela companhia para início em outubro. 

O novo encontro da força-tarefa foi realizado na tarde desta terça-feira, 14, na sede do Sindicato Rural, para debater o plano de trabalho para a execução das obras de aterramento de uma das cabeceiras da pista do aeródromo que, segundo as lideranças, podem ter início já na próxima semana. “Temos dois caminhos a seguir: ou esperamos pelo Estado para executar o projeto de ampliação e corremos o risco de perder os voos para São Paulo ou, em conjunto com o Sindicato Rural, Acisa, CDL, Sindilojas e URI, assumimos as obras e efetivamos esta nova rota comercial como um avanço para o desenvolvimento de Santo Ângelo e a região”, declarou o prefeito Jacques Barbosa, criticando a lentidão do Governo do Estado na condução do projeto. 

A intervenção para obras no aeroporto pelo município já está autorizada pelo Estado por meio da assinatura de termo de cooperação técnica entre os entes federados. 

INVESTIMENTOS

O Governo Municipal está custeando as obras de ampliação do terminal de passageiros com recursos próprios e os trabalhos estão dentro do cronograma da empresa contratada. O investimento é de mais de R$ 600 mil. Enquanto isso, as entidades empresariais contrataram o projeto para a instalação do sistema de iluminação às margens da pista de pouso e decolagens para orientação aos pilotos e foi encaminhado à Secretaria de Aviação Civil. A instalação dos equipamentos está orçada em R$ 1,2 milhão. 

A movimentação das lideranças para garantir os voos teve início no sábado, 11, e o clima é de união e otimismo. Todas os setores envolvidos terão engajamento decisivo nas obras. “A união das entidades e do Poder Público é um sinal de força”, declarou o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz. 

PARTICIPAÇÃO

Também participaram da reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva; o presidente da Acisa, Mauro Tschiedel; o diretor da URI Campus Santo Ângelo, Gilberto Pacheco; o diretor do Sindicato Rural, Elson Everling, e Felipe Fontana, vice-presidente da Acisa. 

Logo após a reunião, os secretários municipais João Baptista e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), o diretor da secretaria Antônio Cardoso, o administrador do aeródromo, Mário Assis, e representantes das entidades estiveram em visita técnica ao Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, para a formatação do plano de trabalho visando o início do aterramento. 

Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...