Notícias

10/06/2022 08:27


Jacques defende a criação da Agência de Desenvolvimento Regional

Prefeito santo-angelense integrou comitiva da Famurs que visitou Portugal e Espanha e destaca trabalho conjunto entre municípios, universidades e agências de desenvolvimento

O prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa, integrou a comitiva da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) em viagem a Portugal e Espanha, quando foi  apresentado o potencial da região para a captação de investidores e na busca de novas tecnologias em vários setores do desenvolvimento.

De acordo com Jacques, o objetivo principal da viagem foi de criar ambiente favorável de negócios para os municípios gaúchos. Foram visitados os municípios portugueses de Lisboa, Porto e Braga e os espanhóis Barcelona e Madrid, mantendo contatos com as suas agências de desenvolvimento. Foi assinado termo de cooperação técnica da Famurs com essas agências para troca de informações, de conhecimentos e de possíveis investimentos nas duas regiões. “Especialmente da nossa região missioneira, temos muita ligação histórica e cultural, o que facilita a aproximação e, especialmente, tratativas em torno do turismo”, observou Jacques.

AGÊNCIA REGIONAL

Diante dos cenários e resultados observados na Europa, Jacques ficou ainda mais convicto da importância da criação de uma agência regional de desenvolvimento, elencando obras e serviços fundamentais necessários, com elaboração de projeto e articulação da captação de recursos. Essa proposta foi apresentada na assembleia da AMM realizada em maio.

Em Portugal e Espanha, os prefeitos participantes da viagem observaram que o trabalho integrado entre municípios, universidades e entidades, estabelecendo plano estratégico de desenvolvimento econômico com ações estruturantes e de contexto e suporte, consegue resultados expressivos. “Um exemplo é Barcelona, onde 13 universidades, com 27 mil pesquisadores, trabalham para encontrar soluções nos diversos setores. Essas pesquisas são direcionadas para o que está elencado no plano estratégico. Essa transferência de conhecimento da universidade é feita para o poder público, para as entidades e empresas, gerando efeitos em todos os segmentos. Tem sempre a construção do conhecimento acontecendo. Tudo passa pela educação, pública e privada”, analisa o prefeito santo-angelense.

Na avaliação do presidente da AMM, o fomento à inovação e o alcance de um desenvolvimento tecnológico expressivo depende muito de como empresas e universidades dialogam e cooperam entre si.

Na próxima assembleia da AMM, Jacques fará um relato do conhecimento adquirido na viagem a Europa e do que pode ser implantado na região.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...