Foi assinado termo de cooperação técnica entre os municípios gaúchos e a agência de desenvolvimento espanhola Madrid Investment Atrraction
Prefeitos, diretores e técnicos da Famurs participaram nesta quinta-feira, 02, de importante reunião com a agência de desenvolvimento espanhola a Madrid Investment Atrraction. O objetivo dos gestores é criar um ambiente favorável de negócios entre os municípios gaúchos e a cidade de Madrid, na Espanha.
A comitiva gaúcha foi recebida pelo diretor da agência espanhola, Daniel Henrique e pela secretária-adjunta do departamento, Mônica Gomes Royuela. Ao final da reunião, a Famurs e a Madrid Investment Atrraction assinaram um acordo de cooperação técnica entre as instituições.
“Articulamos com o governo federal brasileiro esta reunião para criarmos uma possibilidade de parceria com Madrid para o desenvolvimento de políticas que possam atrair novas empresas e oportunidades para os municípios gaúchos”, disse o presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto.
CONSULTORIA
Durante a reunião os responsáveis pela agência de desenvolvimento de Madrid explicaram que o hub oferece um trabalho especial para as empresas e talentos interessados a iniciarem os seus negócios na cidade. O trabalho consiste na consultoria, gestão de projetos, facilitação de contatos e acompanhamento; identificação de sócios e locais estratégicos para a instalação; além de um acompanhamento de gestão em todas as fases das empresas que estão se instalando em Madrid. A agência de desenvolvimento também presta serviços de jurídicos e desburocratização. A Madrid Investment Atrraction é um braço do governo espanhol que auxilia as empresas.
Uma das principais características está no oferecimento de seis meses de instalação gratuita em Madrid para os gestores que estão chegando. Ou seja, a agência disponibiliza local e estrutura para o fortalecimento inicial dos projetos.
Outro destaque da agência está na disponibilidade de um serviço individualizado e gratuito para o empreendedor, além da organização e articulação de encontros setorizados. Ou seja, a agência de desenvolvimento identifica oportunidades e contatos que possam ajudar no desenvolvimento empresarial.
SUPORTE
Um importante acordo para o sucesso da agência está no desenvolvimento de uma parceria com a Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Madrid. Este trabalho consiste em prestar um suporte para que as empresas de Madrid possam se instalar em outros países e terem um acompanhamento adequado. Diversos pilares de relacionamento e promoção são desenvolvidos no plano de ação. Os encontros empresariais, as missões setoriais e o conjunto de aproximações.
POTENCIALIDADES
Durante o encontro, diversas potencialidades foram apresentadas para atrair investimentos como o desenvolvimento de um ótimo transporte, mercado competitivo, um importante ecossistema de inovação, um capital humano altamente qualificado, uma qualidade de vida, de zonas verdes e boas opções de lazer.
Madrid hoje é o principal motor da economia da Espanha. O aeroporto Madrid Barajas é o segundo da Europa com maior capacidade. Outros destaques estão na rede ferroviária e no desenvolvimento do transporte rodoviário. Além disso, há cerca de 300 estações de metrô.
“Hoje, Madrid tem 181 nacionalidades diferentes, desenvolvendo negócios e gerando intercâmbio cultural. Madrid também é o principal centro de estudos da Espanha com sete universidades públicas e onze universidades privadas. Eu, como professor, fico feliz em ver como podemos aprender”, disse o prefeito de Santo Ângelo e presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Jacques Barbosa.
COMITIVA
O grupo que está em Missão Internacional conta com a presença do presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; do presidente eleito da Federação e prefeito de Restinga Seca, Paulinho Salerno; do vice-presidente e prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; do prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; do prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei; do superintendente Darlan Santos; do coordenador de turismo, Mário Nascimento; do coordenador técnico de Comunicação da Famurs, Voltaire Santos e do secretário de desenvolvimento econômico de Santa Rosa, Odaylson Eder.
Foto: Voltaire Santos