Notícias

31/05/2022 11:55


Fonoaudiologia da Secretaria de Saúde atende mais de 100 crianças ao mês em Santo Ângelo

Secretaria de Saúde de Santo Ângelo conta com o trabalho das conceituadas fonoaudiólogas Caroline Rodrigues Portalete e Tassiana Isabel Kaminski Bittencourt



Os primeiros passos das crianças devem ser acompanhados de perto, em prol do cuidado da saúde, do desenvolvimento, e do crescimento dos mesmos, e buscar profissionais qualificados para melhorar a qualidade no atendimento sempre será um objetivo fixado por toda administração e, em se tratando de saúde, a importância é redobrada. Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo atende, em média, mais de 100 crianças a cada mês, sob os cuidados das fonoaudiólogas Caroline Rodrigues Portalete e Tassiana Isabel Kaminski Bittencourt. O atendimento ocorre desde o mês de fevereiro deste ano, quando houve a retomada do serviço após o período de cancelamento do mesmo em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

As consultas de Fonoaudiologia sempre são marcadas na primeira sexta-feira de cada mês. O atendimento ocorre no prédio da Secretaria de Saúde, no 3º andar, na Sala 18, de segundas às quintas-feiras das 8h às 12h (com a fonoaudióloga Caroline) e das 13h às 17h (com a fonoaudióloga Tassiana), sempre sendo necessário o paciente portar encaminhamento médico e Cartão do SUS atualizado.

Apesar do atendimento ser destinado em grande parte ao público infantil, adultos e idosos com queixas relacionadas à comunicação podem agendar uma avaliação fonoaudiológica, também, na Secretaria de Saúde.

 A FONOAUDIOLOGIA

A Fonoaudiologia atua na capacidade e melhoria de ações cotidianas, no cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita, ou seja, a Fonoaudiologia é a especialidade da saúde que compreende o estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento. “A Fonoaudiologia atua na capacidade e melhoria de ações cotidianas, no cuidado, estudo e prevenção dos distúrbios da linguagem humana e de outros aspectos relacionados, como a alimentação e o equilíbrio, nas diversas fases da vida. A atuação do fonoaudiólogo é ainda mais necessária quando se trata de desenvolvimento na primeira infância – incluindo o desenvolvimento físico, social, dos domínios emocionais e cognitivos, como a linguagem. Sabe-se que a linguagem tem uma influência determinante nas oportunidades subsequentes de vida e de saúde em geral por meio do desenvolvimento das habilidades escolares e da ampliação das oportunidades ocupacionais, porque as experiências das crianças durante os seus primeiros anos estabelece uma base crítica para todo o seu curso de vida (Organização Mundial da Saúde - OMS, 2011)”, explica Caroline.

AS PROFISSIONAIS

Caroline Rodrigues Portalete, 28 anos, é natural de Santo Ângelo/RS, possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM, além de Especialização em Neurociências do Desenvolvimento e da Cognição pela Universidade Franciscana (UFN).

Tassiana Isabel Kaminski Bittencourt, 37 anos, é natural de Guarani das Missões/RS, possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana na UFSM, possuindo experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente em linguagem e distúrbios da fala.

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...