Governo Municipal vem direcionando ações para estimular a produção de peixes na propriedade rural como alternativa de renda
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) trabalha na formatação de um programa de piscicultura para Santo Ângelo e tem direcionado ações para um grupo de 12 produtores interessados em investir na diversificação de culturas na propriedade rural, para além da tradicional cultura de grãos.
Nesta segunda-feira, 31, foi realizada palestra técnica com o engenheiro agrônomo da Emater regional, Marco André Junges, abordando aspectos a serem considerados na reforma de viveiros e na construção de açudes.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, a SDR vem trabalhando na elaboração de um programa de piscicultura e está na fase de capacitação dos produtores, estimulando a diversificação da propriedade rural, como mais uma alternativa de renda e melhoria alimentar. “Além de realizar ações para conhecimento técnico e capacitação deste grupo, o Governo Municipal está disponibilizando serviço de máquinas na propriedade para adequação dos açudes à atividade da criação de peixes”, assinalou.
Na avaliação do palestrante, uma parcela do grupo que participou do encontro técnico já tem uma caminhada na produção de peixes e será importante para estimular os demais. Junges afirmou que a região das Missões compra peixe de fora e que a piscicultura oferece boa rentabilidade por área alagada.
A chefe do escritório local da Emater, Márcia Dezen, servidores da SDR e produtores participaram da capacitação técnica.
Fotos: Fernando Gomes