Neste sábado (28), a secretária da Cultura, Beatriz Araujo, esteve em Santo Ângelo para visitar o prédio que, em breve, será transformado no Museu Histórico das Missões (MHM). O município foi um dos seis contemplados no Edital + Museus, do programa Avançar na Cultura, que destinou quase R$ 24 milhões para a criação de novos museus, em parceria com as prefeituras. O projeto do MHM conta com investimento de R$ 3,2 milhões.
A secretária Beatriz e o chefe de gabinete, André Kryszczun, foram recepcionados pelo secretário municipal de Cultura e Esporte do município, Marco André München, pela diretora de Cultura, Marcela Waszkiewicz, pelo coordenador de Cultura, Douglas Barbosa, pelo vice-presidente da Academia Santo-Angelense de Letras, Otávio Reichert, e pelo produtor cultural, Francisco Roloff.
O novo museu será instalado no prédio antigo da Prefeitura – o Poder Executivo da cidade ocupou o espaço até fevereiro deste ano. A edificação foi concluída em 1928 e, na época, abrigava o Fórum e todas as demais repartições federais e estaduais. Em 1994, o prédio foi tombado como monumento histórico da cidade.
O projeto do Museu Histórico das Missões busca manter a integridade das fachadas da edificação e de sua estrutura, que ocupa todo o quarteirão do Centro Histórico. O Plano de Trabalho apresentado prevê investimentos em museografia, identidade visual, aquisição de mobiliário e equipamentos para instalação do museu.
Também em Santo Ângelo Beatriz Araujo esteve presente no ato de lançamento do marco fundamental de revitalização do Teatro Antônio Sepp. O projeto conta com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), e continua na fase de captação de recursos. A previsão de início das obras é para junho deste ano.
A secretária Beatriz Araujo falou sobre a importância da revitalização do Teatro Antônio Sepp e lamentou que em muitas cidades brasileiras ainda predomine o descaso com a cultura. "Isso nos entristece pois acaba fazendo com que espaços como este, que também são a casa de trabalhadores, acabem necessitando de restaurações e de novas manutenções. Beatriz complementou afirmando que "a Secretaria da Cultura, por meio do programa Avançar na Cultura, está investindo para entregar para todas as suas 20 instituições, plenas condições de funcionamento e também oferecer aos seus servidores ambientes adequados de trabalho. Esta é a nossa missão, é o foco da Secretaria da Cultura", concluiu a secretária.
O prédio do Teatro Antônio Sepp teve seu edifício erguido há 30 anos. A edificação conta com inspiração arquitetônica brutalista, com materiais à vista, valorizando a riqueza do seu corpo estrutural. Recebeu eventos até 2019, quando precisou interromper suas atividades por conta do seu estado de conservação, que trazia riscos ao público. O projeto de revitalização foi proposto a fim de garantir a integridade estrutural e a continuidade do centro cultural.
1° Festival de Folclore
Ainda neste sábado, a secretária da Cultura participa do 1º Festival de Folclore de Campina das Missões. O evento reunirá grupos regionais de 12 culturas diferentes, trazendo para Campina das Missões e região uma experiência inovadora.
A proposta do Festival é homenagear, em cada edição, uma etnia aniversariante. Na primeira, o destaque será o Grupo Folclórico Russo Troyka, que comemora 30 anos de atividades.
Colonizado por descendentes de alemães e russos, o município de Campina das Missões possui uma das maiores colônias de descendentes russos do estado.