Secretário de Saúde, Dr. Flávio Christensen, reforça a importância da vacinação com a dose 3 a todos os maiores de 18 anos
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo apontam que 19.350 pessoas estão com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso. Podendo ser realizada no período de quatro meses após a segunda dose, a dose 3 vem sendo oferecida desde o ano passado à comunidade santo-angelense e deixando de se vacinar as pessoas correm risco de desenvolver casos graves e óbitos pela doença, principalmente entre os idosos.
Apesar de mais de 89% da população de Santo Ângelo já ter feito pelo menos uma dose da vacina, e 85% estar com as duas doses realizadas, ainda é grande o número daquelas (maiores de 18 anos) que não voltaram para receber a terceira dose. Hoje, somente 50,6% da população tem as três doses realizadas.
DOSE 4
Em relação aos idosos, a partir de 60 anos, que precisam realizar a dose 4 contra a Covid-19, são 9.862 pessoas com a quarta dose em atraso na cidade.
SECRETÁRIO DE SAÚDE REFORÇA O CHAMADO PARA A TERCEIRA DOSE
O secretário municipal de Saúde de Santo Ângelo, Dr. Flávio Christensen, destaca que uma das principais medidas que a dose de reforço (dose 3) traz é na ampliação da resposta imune. "Reforçamos sempre a importância da população realizar o ciclo completo da imunização, que são a primeira, a segunda e a terceira dose, que é de reforço. A terceira dose é realizada a todos os maiores de 18 anos e é fundamental todos realizarem esta dose, Afinal as vacinas previnem, sobretudo, as formas graves da doença e diminuem o risco de óbito", explica.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner