Secretário de Saúde Dr. Flávio Christensen foi um dos médicos socorristas da simulação realizada na RS-344 com múltiplas vítimas
O 11º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militares de Santo Ângelo realizou na tarde desta quinta-feira (26), na RS-344, no trevo de entroncamento da RS 344 com o acesso à cidade pela Avenida Sete Povos das Missões, o exercício de simulação de acidentes de trânsito com múltiplas vítimas. Este foi o quarto exercício realizado no Estado neste ano. O exercício teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), UPA 24 Horas, Hospital Regional Unimed Missões (HRUM), Hospital Santo Ângelo (HSA), Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
O simulado foi realizado na RS-344 e teve a duração de 24 minutos. No local, foi montado o cenário de colisão entre um ônibus e três automóveis, sendo um incinerado devido o choque frontal, com 15 vítimas, o que exigiu a mobilização de equipes no socorro de todas as vítimas, envolvendo o Hospital Unimed Missões, SAMU, Hospital Santo Ângelo, UPA 24h e Secretaria Municipal de Saúde. Atores da Cia Burzum de Santo Ângelo atuaram de forma caracterizada como as vítimas do acidente simulado.
O Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), Coronel Otávio Polita Filho, ressaltou que este é o quarto simulado organizado no Estado, já tendo a previsão do quinto exercício para a capital Porto Alegre nos próximos meses, onde o intuito é visar e preparar as equipes para as ocorrências de maior danos. "É uma maneira em que possamos minimizar os efeitos de qualquer tipo de ocorrência que seja da atribuição de atendimento do Corpo de Bombeiros, uma forma de melhor atendimento possível no salvamento de vidas", disse.
O Tenente-Coronel Rafael Barcellos Venturella, comandante do 11º Batalhão de Corpo de Bombeiros de Santo Ângelo (11º BBM), salientou que a finalidade do exercício é alinhar a doutrina com a prática, evidenciando a tomada de tempo com a finalidade de aprimorar as ações do Corpo de Bombeiros em possíveis fatalidades.
Atuando como médico socorrista do SOS Emergência do Hospital Regional Unimed Missões, o secretário municipal de Saúde de Santo Ângelo, Dr. Flávio Christensen ressaltou que este simulado é de fundamental importância para todas as equipes de Saúde estarem sempre aprimorando e treinando atendimentos de emergência, mensurando o tempo que os serviços emergenciais têm de resposta para atender acidentes com diversas vítimas.
Além do Secretário de Saúde, Dr. Flávio Christensen, estiveram presentes no simulado os motoristas Osmar Arnold e Venicius Ribas Pinto, o enfermeiro Alex Martins Antunes, o diretor administrativo da UPA Santo Ângelo, enfermeiro Cristiano Cordeiro; a estagiária de Farmácia da SMS, Luana Carolina Kelm, o médico Dr. Henrique Alberto Carvalho da Costa; e o diretor da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Matos.
Texto/fotos: Rodrigo Bergsleithner