O dia 19 de maio de 2022 registra os 30 anos de implantação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, um modelo que foi inovador na época, na medida em que integrou seis câmpus em diferentes regiões do estado e constituiu-se em Universidade Comunitária – não é pública nem privada, pois não possui proprietário (a). É uma instituição com responsabilidade social e cujo lucro é todo reinvestido em ensino/pesquisa/extensão, além de estar submetida anualmente à fiscalização do Ministério Público.
Em Santo Ângelo, a história do ensino superior na verdade tem 53 anos, pois iniciou ainda na década de 60, tendo culminado em 1969 com a criação da Fundames - Fundação Missioneira de Ensino Superior.
A concretização da Universidade ocorreu em 19 de maio de 1992, após reconhecimento pelo Ministério da Educação, da URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, que integrou instituições congêneres de Santo Ângelo (Fundames), Frederico Westphalem, Erechim, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.
Abrangendo uma vasta região do Norte-Noroeste Gaúcho, a URI efetivamente muda a vida das pessoas por meio do conhecimento. E vai além: muda a vida das regiões onde atua, gerando desenvolvimento com inovação, por meio dos profissionais qualificados e comprometidos que disponibiliza no mercado de trabalho.
Homenagem na Câmara Municipal
Na noite de segunda-feira, 16, a Câmara Municipal de Santo Ângelo inseriu em sua sessão um momento especial para homenagear a URI, a pedido do vereador João Cardoso.
Em nome da Universidade, usou da palavra sua Diretora Administrativa Berenice Rossner Wbatuba que, emocionada, disse ser um privilégio viver o momento como egressa de Ciências Contábeis e Administração, estagiária, técnica administrativa e atual professora e diretora.
“Celebrar 30 anos da URI significa reconhecer e honrar todos os que idealizaram, implementaram e fizeram crescer o projeto que nasceu do desejo e da necessidade da comunidade regional, quando era difícil aos jovens se deslocarem até a capital ou outros lugares distantes, a fim de estudar”, observou Berenice.
A diretora enfatizou que desde o início, a URI projetou-se como instituição comunitária, transformando seus sonhos em valores e benefícios sociais, destacando-se por efetiva atuação junto à comunidade local e regional.
Lembrando que a única Universidade de Santo Ângelo formou 17.900 acadêmicos em 30 anos, e que oferece educação básica, graduação, mestrado e doutorado, Berenice destacou a atuação da URI diante do impacto da pandemia da Covid-19. “Desde os primeiros dias professores e colaboradores se empenharam em implementar novas tecnologias e metodologias, evitando as perdas na educação e disponibilizando uma linha de crédito própria para financiar os estudantes que enfrentavam dificuldades financeiras agravadas pela pandemia”.
A diretora concluiu agradecendo à Câmara pela homenagem, aos professores, funcionários e estudantes da Universidade, assim como à comunidade Missioneira, que continuam escrevendo a história da URI.
Prestigiaram a homenagem, o secretário municipal Paulo Barreto, representando o executivo, o presidente da FuRI, mantenedora da URI, Jackson Cervi, o Diretor Acadêmico Marcelo Stracke, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, professores e funcionários da URI.
Até o final do ano, diferentes atividades internas e externas foram planejadas e acontecem com o objetivo de assinalar os 30 anos da Universidade.