Resgatar a cultura e cultivar a tradição são pilares que mobilizam cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas Tio Bilia de Santo Ângelo para a realização da 8ª Edição da Cavalgada Rastro das Tropas. O evento reúne tradicionalistas integrantes do CTG e Convidados especiais que percorrem o caminho utilizado pelos antigos tropeiros para conduzir o gado da região de Santo Ângelo.
Nesta edição devem participar entre 15 e 20 cavalarianos. O percurso tem um novo caminho a cada ano, seguindo o traçado pesquisado pelos historiadores. A saída será no dia primeiro de maio do CTG Tio Bilia, seguindo pelo interior até Boa Vista do Cadeado e retorno por outro caminho, chegando novamente no dia sete de maio. A recepção será com festa em homenagem as mães.
Para o Patrão do Tio Bilia, Roni Frizzo Junker esta cavalgada tem característica de retomada após a paralização de eventos devido a pandemia. “Podemos dizer que esta é uma cavalgada de amigos, pois há um convívio familiar entre os participantes”, disse Frizzo. “É uma homenagem aos antigos tropeiros. Também uma oportunidade de apreciar a natureza e estreitar as amizades e valorizar nossas raízes”, complementa.
Para o dia sete de maio toda comunidade regional é convidada a participar do Jantar Fandango em homenagem às mães. Cartões para o churrasco estão sendo comercializados a R$ 40,00. A Programação inicia às 20h e após o jantar terá fandango com Airton Peixoto e Grupo.