O doutor Igor Camargo Fontana, santo-angelense filho de Cláudia e Ivandir Fontana, recentemente defendeu sua tese de doutorado no programa de pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e teve seu trabalho selecionado para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2022-Edital Nº 11/2022, que, em agosto de 2022, premiará as melhores teses de doutorado do Brasil.
A tese do Igor, intitulada “Glutamate transport dysfunction in neurological disorders: from cellular models to in vivo neuroimaging” , teve como principal objetivo, através de técnicas de imageamento cerebral, identificar alterações cerebrais que possam auxiliar no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer.
O trabalho foi desenvolvido sob orientação dos professores doutor Eduardo Rigon Zimmer (também santo-angelense) e co-orientador professor Diogo Onofre Gomes de Souza no Departamento de Bioquímica da UFRGS.
Durante seu doutorado, Igor também foi premiado com uma bolsa de estudos internacional da CAPES, que permitiu o desenvolvimento de metade da sua pesquisa na School of Biomedical Engineering & Imaging Sciences, King’s College London, Reino Unido.
Dessa forma, a tese de doutorado que é composta por 7 capítulos conta com diversas colaborações nacionais e internacionais e publicações científicas de alto impacto.
Atualmente, Igor segue buscando maneiras de diagnosticar e tratar a Doença de Alzheimer de forma precoce, trabalhando como pesquisador de pós-doutorado no Karolinska Instutet na Suécia, sob a orientação de uma das mais renomadas pesquisadoras do mundo, a Professora Agneta Nordberg.
Graduado em Química Industrial pela URI Santo Ângelo (2015), desenvolveu projeto de Iniciação Científica sob orientação do professor doutor Marcelo Stracke, Diretor Acadêmico da URI, fato que o conduziu às escolhas seguintes. Stracke observa que “as inúmeras publicações durante a graduação oportunizaram uma bolsa de mestrado e doutorado na UFRGS, que criou oportunidade para o intercâmbio”.
No final de junho de 2019, a direção da URI Santo Ângelo recebeu a visita do casal Claudia e Ivandir Marcos Fontana (na foto com o Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke). Eles foram encarregados pelo filho Igor, que residia na Inglaterra, onde concluía doutorado na área de Radioquímica, de registrar seu reconhecimento e agradecimento à URI pela formação, o apoio e o incentivo recebidos e que contribuiu para atingir o nível em que se encontrava.
A tese que Igor então pesquisava, buscando avanços no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, havia sido selecionado entre 500 inscritos, para ser apresentado no Symposium International of Radiopharmaceutical Sciences, realizado na China.