De terça a sexta-feira, na Secretaria de Saúde, todas as doses da vacina estarão disponíveis a crianças (5 a 11 anos), adolescentes (maiores de 12 anos) e adultos. Vacinação ocorre na Secretaria de Saúde
A partir da próxima terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo adotará o ponto fixo de vacinação contra a Covid-19. Durante a semana, de terça a sexta-feira, na Secretaria de Saúde, serão vacinadas as pessoas maiores de 12 anos e crianças (5 a 11 anos). A dose de reforço (dose 3) é somente para as pessoas maiores de 18 anos.
MAIORES DE 12 ANOS - 15h às 17h
Quem tem a vacina para ser realizada deverá conferir a data da imunização agendada em sua carteira de vacinação. As pessoas maiores de 12 anos poderão realizar as doses 1 e 2. A dose de reforço (dose 3) é somente para as pessoas maiores de 18 anos.
O intervalo da dose 2 para a dose 3 é de quatro meses. Já o intervalo da primeira dose para a dose 2 difere de acordo com o tipo de vacina (intervalo da CoronaVac/Butantan é de 28 dias e da AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer é de 56 dias). Quem realizou a vacina de dose única da Janssen no ano passado poderá realizar a dose de reforço em qualquer data.
CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS - 17h às 19h
De terça a sexta-feira, das 17h às 19h, na Secretaria de Saúde, as crianças de 5 a 11 anos serão vacinadas com a primeira e a segunda dose. As crianças que realizaram a dose 1 da CoronaVac/Butantan devem aguardar 28 dias para a dose 2, já as que realizaram a dose 1 da Pfizer o intervalo para a segunda dose é de 56 dias. Os pais deverão conferir a data da dose 2 agendada na caderneta de vacinação da criança.
GESTANTES E PUÉRPERAS
As gestantes e puérperas, a partir de 12 anos, poderão ser vacinadas com a dose de reforço (dose 3). Além das doses 1 e 2 para quem ainda não realizou nenhuma aplicação da vacina.
PESSOAS IMUNOCOMPROMETIDAS
As pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos, poderão realizar as doses 1 e 2, além das doses de reforço (3 e 4).
As pessoas imunocomprometidas são as pessoas que possuem neoplasias, transplantados de órgãos crônicos ou células tronco, portadores de doença intestinal inflamatória, pessoas com HIV/AIDS, pacientes em hemodiálise, portadores de cardiopatia congênita, imunodeficiência primária grave e quem faz o uso de medicamentos modificadores da resposta imune.
MENORES DE 18 ANOS NÃO REALIZAM A DOSE DE REFORÇO (DOSE 3)
Com exceção nos casos de gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas, que podem realizar a dose de reforço a partir dos 12 anos, as demais pessoas só realizam a terceira dose contra a Covid-19 se forem maiores de 18 anos.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner