Notícias

21/03/2022 15:08


Saúde agenda dois dias para a vacinação Covid-19 nesta semana em Santo Ângelo

Processo vacinal vai ocorrer somente na quarta e quinta-feira desta semana, na Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo agendou dois dias de vacinação contra a Covid-19 para esta semana, quando serão aplicadas as doses pediátricas, adultas e a vacinação de gestantes, puérperas e pessoas imunocomprometidas.
DOSES 1, 2 E 3
Na quarta-feira (23), das 16h às 19h, na Secretaria de Saúde, será aplicada a primeira dose em todas as pessoas com 12 anos ou mais ainda não vacinadas. Poderá realizar a dose 2, todas as pessoas maiores de 12 anos que possuem a vacina (AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Butantan e Pfizer) agendada até o dia 23 de março. Serão vacinadas com a dose de reforço (dose 3), todas as pessoas maiores de 18 anos que realizaram a segunda dose até o dia 23 de novembro do ano passado (das vacinas AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Butantan e Pfizer). Quem realizou a dose única da Janssen no ano passado, poderá fazer a dose de reforço neste dia.
Na quinta-feira (24),  das 16h às 19h, na Secretaria de Saúde, será aplicada a primeira dose em todas as pessoas com 12 anos ou mais ainda não vacinadas. Poderá realizar a dose 2, todas as pessoas maiores de 12 anos que possuem a vacina (AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Butantan e Pfizer) agendada até o dia 24 de março. Serão vacinadas com a dose de reforço (dose 3), todas as pessoas maiores de 18 anos que realizaram a segunda dose até o dia 24 de novembro do ano passado (das vacinas AstraZeneca/Fiocruz, CoronaVac/Butantan e Pfizer). Quem realizou a dose única da Janssen no ano passado, poderá fazer a dose de reforço neste dia.
DOSE 1 E 2 EM CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS
Na quarta-feira (23), das 16h às 19h, na Secretaria de Saúde, todas as crianças de 5 a 11 anos poderão realizar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No mesmo horário, serão vacinadas com a dose 2 as crianças que possuem a segunda dose agendada até o dia 23 de março (vacinas CoronaVac/Butantan e Pfizer).
Na quinta-feira (24), das 16h às 19h, na Secretaria de Saúde, todas as crianças de 5 a 11 anos poderão realizar a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No mesmo horário, serão vacinadas com a dose 2 as crianças que possuem a segunda dose agendada até o dia 24 de março (vacinas CoronaVac/Butantan e Pfizer).
CUIDADOS ANTES DE VACINAR OS PEQUENOS
É obrigatório portar CPF, Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação. As crianças  não poderão apresentar nenhum sintoma gripal no dia da vacinação e nem terem realizado qualquer tipo de outra vacina nos últimos 14 dias.
Caso a criança tenha sido infectada pelo Coronavírus, a mesma só poderá realizar a vacina 28 dias depois do primeiro dia de sintomas.
GESTANTES. IMUNOCOMPROMETIDOS E PUÉRPERAS
Na quinta-feira (24),  das 9h às 11h, as gestantes (a partir de 12 anos) e puérperas ainda não vacinadas poderão realizar a primeira dose da vacina. Além disso, a  dose 2 e a de reforço (dose 3) também estarão disponíveis às gestantes e puérperas. Para obter a dose de reforço (terceira dose) é necessário ter o intervalo de quatro meses em relação à dose 2.
As pessoas imunocomprometidas poderão realizar as doses de reforço (3 e 4). Para obter a dose de reforço (terceira dose) é necessário ter o intervalo de dois  meses em relação à dose 2. Para realizar a dose 4, o intervalo é de 4 meses em relação à dose 3.
As pessoas imunocomprometidas são as pessoas que possuem neoplasias, transplantados de órgãos crônicos ou células tronco, portadores de doença intestinal inflamatória, pessoas com HIV/AIDS, pacientes em hemodiálise, portadores de cardiopatia congênita, imunodeficiência primária grave e quem faz o uso de medicamentos modificadores da resposta imune. 
Lactantes – As lactantes entram no esquema de vacinação normal dos adultos (doses 1, 2 e 3) de acordo com as suas respectivas idades, a não ser que sejam puérperas que amamentam neste caso entrando no esquema vacinal das gestantes e puérperas. Puerpério é o período que ocorre logo após o parto, também denominado de pós-parto, e nesta fase, até 45 dias pós-parto, a mulher é chamada de puérpera.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...