Ligação entre as localidades de Linha Alegre e Passo dos Missio foi garantida por meio de parceria entre os dois municípios
A manhã deste domingo, 20, marcou a entrada em funcionamento da barca que atravessa o Rio Ijuí ligando as localidades de Linha Alegre, interior de Santo Ângelo e Passo dos Missio, em Vitória das Missões. A barca foi construída numa parceria entre os dois municípios e participação das comunidades beneficiadas com doação de madeiras. O Governo Municipal de Santo Ângelo investiu R$ 105 mil e a administração de Vitória das Missões se encarregou da construção da barca e fica responsável pela operacionalização da mesma.
O ato inaugural foi realizado em dois momentos e integrou as comemorações dos 149 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo e os 30 anos de Vitória das Missões. Uma comitiva de Vitória das Missões atravessou o rio para recepcionar os santo-angelenses.
Na margem de Vitória das Missões foi realizada a solenidade oficial de inauguração da barca. O prefeito Jacques Barbosa destacou que a parceria não foi apenas entre os dois municípios, mas também com a comunidade, que deu a sua colaboração. Lembrou da recente inauguração da ponte unindo a Linha Alegre a localidade de Timbó Sul, em Guarani das Missões, numa parceria com aquele município, cujo prefeito Jerônimo Jaskulski estava presente.”Governar é ouvir as pessoas e trabalhar junto com as comunidades e novas parcerias podem ser feitas para o desenvolvimento do meio rural, formado por pequenas e médias propriedades nos dois municípios, apostando na diversificação, como a Casa do Mel, para gerar emprego e renda e manter os jovens no interior”.
O prefeito de Vitória das Missões, Cornélio Luis Grimm, afirmou que as duas comunidades possuem laços familiares, de amizade e de negócios que serão facilitados e incentivados com a travessia do rio pela barca.
Quem também elogiou a parceria entre os dois municípios foi o deputado estadual Eduardo Loureiro. Ele participou da articulação com os dois prefeitos para a concretização da obra e ressaltou que todo projeto de desenvolvimento tem que contemplar o meio rural com condições de infraestrutura necessárias para que as pessoas possam produzir cada vez mais e melhor.
O produtor Nelci Bonini, morador da Linha Alegre elogiou a construção da barca. Segundo ele, trata-se de uma travessia muito utilizada e que facilita muito a ligação entre os dois municípios. A sede do município de Vitória das Missões fica cerca de seis quilômetros do ponto da barca.
PRESENÇAS
Prestigiaram a inauguração, os presidente das Câmaras municipais de Santo Ângelo, Vando Ribeiro e de Vitória das Missões, Nilson Steinhort; o secretário municipal de Desenvolvimento Rural de Santo Ângelo, Àlvaro Uggeri Rodrigues; vice-prefeitos de Vitória das Missões, Grace Wentz e de Guarani das Missões, Leandro Wastowski; Claudinei Andreolla, da Associação de Produtores da Linha Alegre e pessoas das duas comunidades.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes