O projeto inicialmente será focado na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável. Nesta semana a primeira reunião foi na ESF Haller, única unidade de saúde que faz parte desta rede
Com o objetivo de qualificar ainda mais a Atenção Primária à Saúde, o município de Santo Ângelo através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu à Rede Bem Cuidar RS, programa do Governo do Estado. A Rede Bem Cuidar RS é uma abordagem nova no atendimento à saúde, que busca contemplar de forma mais efetiva as demandas da comunidade e fazer com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local. O projeto, inicialmente, será focado na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável.
Na Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, a gestora municipal da Rede Bem Cuidar é da enfermeira e subsecretária de Saúde, Andréia Bernardi, e na manhã da última quinta-feira (17), na ESF Haller, profissionais da saúde que integram a rede (agentes comunitários da Saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, dentistas, nutricionista, psicólogas e farmacêutico) participaram da primeira reunião presencial de equipe da ESF e da Rede Bem Cuidar, onde foram projetadas todas as ações que serão realizadas durante o ano.
De acordo com a coordenadora da ESF Haller, enfermeira Fabiane de Lima, este foi o primeiro ciclo de ações voltadas à saúde do idoso, onde a ESF Haller é a única unidade do município que faz parte dessa rede. “A ESF Haller vem realizando avaliações multidimensionais da pessoa idosa, oportunizando grupos voltados à saúde mental, integrando práticas integrativas e complementares à saúde, as PICS, visando manter a autonomia da independência dos idosos”, explica Fabiane.
Texto: Rodrigo Bergsleithner.
Fotos: Divulgação