Capacitação dos agentes envolveu abordagens sobre temas envolvendo a violência contra a mulher e de gênero
Uma parceria entre a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMM) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) promoveu na terça-feira, 15, evento de capacitação e formação dos agentes da Rede de Atendimento à Mulher de Santo Ângelo.
A formação, realizada no auditório do Centro Municipal de Cultura, integrou a programação do Mês da Mulher e contou com a presença de autoridades, representantes do Governo Municipal, entidades e instituições da segurança pública e do judiciário.
Na capacitação dos agentes da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência, foram tratados aspectos relacionados à atuação dos servidores, aprimorando os métodos de abordagem das mulheres vítimas de violência e as medidas a serem adotadas para a redução do número de casos. Entre as temáticas abordadas, os serviços oferecidos pela rede, à violência institucional e qual o papel dos agentes no combate e prevenção, também à violência doméstica e familiar; a importância dos grupos reflexivos de gênero no enfrentamento ao machismo e à violência de gênero; entre outras temáticas.
Entre os palestrantes, profissionais do Direito e da Psicologia, a psicóloga, vereadora Simone Lunkes; Fernanda Broll, promotora de Justiça; Gabriela Ribeiro de Souza, advogada feminista, especialista em Direito das Mulheres; e a Bianca Acioly de Araújo, promotora de Justiça, de Vacaria.
Prestigiaram a capacitação dos agentes da rede, o presidente da Câmara de Vereadores Vando Ribeiro de Souza; o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Jânio Bones; o capitão Cristiano Brilhante, representando o 7º RPMon; a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Elaine Maria da Silva; a defensora pública, Angelita Maders; Mariana Silveira, assistente social, representando a CMM; policiais militares representando a Patrulha Maria da Penha; e representantes das prefeituras de Santo Ângelo, Entre-Ijuís, São Miguel das Missões e Eugênio de Castro.
Fotos: Divulgação