Comunidade do Distrito do Sossego inaugura pórtico em homenagem aos agricultores
Prefeito Jacques Barbosa esteve presente na cerimônia de inauguração do pioneiro Pórtico da Colheita na manhã de domingo durante a realização da 52ª Festa da Colheita no Distrito Sossego
O Governo Municipal esteve presente na inauguração do pioneiro Pórtico da Colheita durante a realização da 52ª Festa da Colheita, promovida pela Capela Sagrado Coração de Jesus, na manhã deste domingo (13) no Distrito do Sossego, no interior de Santo Ângelo. Após a celebração da Missa em Ação de Graças, o pórtico foi inaugurado pelo prefeito Jacques Barbosa, em cerimônia que contou com a presença de autoridades, lideranças regionais e comunidade da localidade. A iniciativa da Comunidade do Distrito do Sossego, contou com o apoio do Governo Municipal, Pippi Máquinas, SLC Máquinas e Polisul Agrícola de Santa Rosa.
O pórtico foi idealizado pelo produtor rural Alberto Faccin Copetti, que adquiriu uma colheitadeira SLC 1000 dos produtores Clóvis Alberto Copetti e Luis Carlos da Silva e doou para ser colocada no alto do pórtico. Nas laterais estão o trator doado por Gilberto Dalsin e família, um Valmet 360 Diesel do ano de 1963, restaurado pela Polisul Agrícola de Santa Rosa, e o trator Deutz de 1938, primeiro trator agrícola de Santo Ângelo, importado da Alemanha e utilizado na Granja Fett Comandaí Ltda de Alfredo Fett e Léo Petersen Fett. "Em pesquisa realizada, acreditamos que este é o primeiro pórtico com uma colheitadeira existente em todo o país", disse Alberto Copetti.
Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa ressaltou a importância da homenagem simbolizada por este pórtico a todos os produtores rurais e o trabalho realizado por todos que auxiliaram este ideal. "A agricultura é a base da economia de nosso país e todo este trabalho aqui realizado é o resultado do envolvimento dessa comunidade que homenageia todos os agricultores, os quais têm fundamental importância no desenvolvimento econômico de nossa cidade. Mesmo com as dificuldades encontradas neste período com a estiagem e com dois anos de pandemia do Coronavírus, sabemos do vigor do trabalho de todos que aqui estão, que enfrentaram todas as dificuldades com perseverança e isto tudo nos orgulha, pois além das perdas ocasionadas, o nosso produtor não desiste de suas virtudes e segue firme na luta que orgulha a nossa sociedade por sua bravura. É uma belíssima homenagem e parabenizo o esforço de todos", disse.
Representando a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ato, o deputado estadual Eduardo Loureiro destacou a importância da agricultura em nosso Estado e parabenizou a comunidade local pela iniciativa. "Hoje, mesmo com dois anos da pandemia do Coronavírus e com a estiagem enfrentada por todos, o agricultor se reinventou, não parando em nenhum momento, e toda esta luta é fundamental para o sucesso da nossa agricultura, que hoje representa 25% do PIB nacional e 40% do PIB da nossa região. O Pórtico é um trabalho fantástico de todos e que representa toda esta luta e união desta categoria que é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade e região", disse.
PRESENÇASAlém do prefeito Jacques Barbosa e do deputado estadual Eduardo Loureiro, estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Ângelo, Osvaldir "Vando" Ribeiro; os secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação), Luis Alberto Voese (Gestão de Finanças), Álvaro Uggeri Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Vinícius Damião Makvitz (Planejamento Urbano e Habitação) e Jânio Bones (Governo e Relações Institucionais); além do diretor de Turismo Romoaldo Melher, do coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Diomar Formenton; o chefe de Gabinete Aírton Peruzzi; o vereador Rodrigo Flores; o casal presidente da Comunidade do Distrito do Sossego, Anderson Lucca e Mara Inês Vanzin Lucca; o presidente da Associação de Reflorestamento de Santo Ângelo (ARFOM) e líder da comunidade, Osvaldino Lucca; o padre da comunidade local, Flávio Heck; e a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, Débora Motta; e o presidente do Conselho da Escola Nossa Senhora Aparecida, Fábio Copetti. Representando a Família Fett, o neto de Léo Petersen Fett, o produtor rural Marcelo Fett.
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes