Hoje, mais de 30% dos alimentos utilizados na merenda escolar são oriundos da Agricultura Familiar
Após a abertura do ano letivo da rede municipal de ensino, o Setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) realizou a análise dos produtos da agricultura familiar que integram a merenda escolar dos mais de 6 mil alunos das 41 escolas no município de Santo Ângelo, com a atividade de degustação, visando analisar e acompanhar a qualidade dos gêneros alimentícios oferecidos aos estudantes. Hoje, mais de 30% dos alimentos utilizados na merenda escolar são oriundos da Agricultura Familiar.
O secretário municipal de Educação, Valdemir Roepke, o Nanaco, ressalta que a SMEd executou o Programa Nacional de Alimentação Escolar garantindo uma alimentação de qualidade e cada vez mais saudável a todos os estudantes da rede municipal de ensino. “Atendemos as necessidades nutricionais dos alunos e estamos formando novos hábitos alimentares com a melhoria do cardápio. Além disso, no mínimo 30% dos alimentos são oriundos da Agricultura Familiar”, disse.
A atividade foi realizada no auditório da SMEd e contou com a presença do secretário municipal de Educação, Valdemir “Nanaco” Roepke, do vice-prefeito Volnei Teixeira; também teve a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues; do coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Diomar Formenton; da técnica agropecuária Andressa Teloeken da SDR, além do chefe de Gabinete Airton Peruzzi.
A elaboração do cardápio foi organizado pelos nutricionistas da SMEd, Bárbara Kercher, Raquel Silveira Vieira e João Carlos Ganacini, com o auxílio administrativo de Jéssica Rigo.
Texto: Rodrigo Bergsleithner
Fotos: Fernando Gomes