Notícias

25/02/2022 09:43


Programação do Mês da Mulher em Santo Ângelo, será aberta no dia 5

Rodas de conversa nas comunidades, capacitações e eventos especiais integram a programação
Uma série de atividades vai marcar o mês de março em Santo Ângelo. A programação  destacará temas voltados à melhoria da qualidade de vida das mulheres, em especial a prevenção e o combate à violência. As atividades celebram o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
Promovida pela Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM), Ministério Público e Promotoras Legais Populares (PLPs), a programação conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), Polícia Civil, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, CDL,Rádio Santo Ângelo, Vibe Gastrobar e Lions Clube.
A coordenadora municipal da Mulher, Simone Lunkes, destaca que a programação foi montada para reforçar a luta pelo protagonismo feminino, evidenciando o propósito de promover reflexões e diálogos sobre direitos e combate a todo tipo de violência contra a mulher.
RODAS DE CONVERSA
A programação contará com reuniões intituladas "rodas de conversa". A primeira será realizada no dia 5 de março, às 14 horas, na comunidade de Cristo Rei, tratando sobre os direitos humanos da mulher.
No dia 9, a roda de conversa será no CRAS Sepé, às 9 horas, tratando da violência contra a mulher, e no dia 11 no Bairro Oliveira, às 16h30min, quando o tema será "Identificando os tipos de violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha".
No dia 12, o Centro Espírita São Francisco de Assis, no Bairro Moscon, sediará a roda de conversa às 14h30min. A atividade terá nova edição no dia 22, na Escola Municipal Segundo Lar no Bairro Boa Esperança, reunindo também moradoras do Bairro Santo Antônio, às 17h30min. No dia 26, a programação acontece no SOS Feminino, às 14h30min.  E a programação será encerrada no dia 29, na igreja evangélica dos bairros João Goulart e Santa Clara, às 17h30min.
PROGRAMAÇÃO
No dia 7 de março, a Câmara de Vereadores promoverá sessão solene especial do Dia da Mulher, com entrega do título de Mulher Cidadã.
No dia 8, Dia Internacional da Mulher, a Rádio Santo Ângelo realizará um programa Roda Viva especial, com a participação de Simone Lunkes; da tenente Márcia Ruschel, coordenadora da Patrulha Maria da Penha; delegada Elaine da Silva, da Delegacia da Mulher e a promotora de Justiça, Fernanda Broll de Almeida. O tema será: "Empoderando as mulheres no trabalho em rede".
Também no dia 8, será realizada a promoção "A Vibe é delas", no Vibe Gastrobar, às 20 horas. Será realizada degustação de frios, petiscos e ilha de crepes doces. O ingresso custa R$ 75,00 e de cada ingresso vendido, R$ 20,00 serão destinados à Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
CAPACITAÇÃO
Para o dia 15 de março está agendada a capacitação de agentes públicos dos serviços da rede de atendimento à mulher, com a coordenação da psicóloga Simone Lunkes. Pela manhã, às 8h30min, a promotora Fernanda Broll de Almeida será a palestrante. Às 13 horas, a palestrante será Gabriel Ribeiro de Souza, advogada especialista em direitos das mulheres, professora e sócia fundadora do primeiro escritório de advocacia para mulheres do País, sócia da Escola Brasileira de Direitos das Mulheres e co-fundadora do Instituto Brasileiro de Direito e Gênero.
No dia 18 de março, as promotoras legais populares participarão de um curso sobre comunicação não violenta e assertiva e diálogo no mundo real e digital, com a jornalista Letícia Sangaletti, doutora em Letras, às 18h30min.
O curso de capacitação de mulheres na construção civil será lançado no dia 25.
A programação será encerrada no dia 28 de março, com duas atividades. A primeira será o Café com Mulheres de Negócios, na sede do Sindicato Rural, das 8 horas às 10h30min. Esse evento tem apoio da Acisa, Sindilojas, Senasa, Senac, Sebrae, Agir, Rotary CCL, Conselho Regional de Administração (CRA-RS) e Subseção de Santo Ângelo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Às 9h30min, a promotora Fernanda Broll de Almeida estará realizando uma audiência pública on-line para falar das estratégias de prevenção ao feminicídio.
Texto: Hogue Dorneles
Foto: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Mel Sabor das Missões

Aqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.  

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...