Notícias

18/02/2022 16:53


Santo Ângelo imunizou 38 por cento das crianças contra a Covid-19

Neste sábado (19), das 8h às 17h, na Secretaria de Saúde e na ESF Nova, ocorre o DIA “C” de vacinação infantil contra o Coronavírus
O município de Santo Ângelo vacinou 2.504 crianças de cinco a 11 anos com a primeira dose contra a Covid-19. O número representa 38% da população desta faixa etária.
A semana iniciou com 323 crianças de sete anos vacinadas na terça-feira (15), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  No dia seguinte, foram 323 crianças de seis anos que receberam a dose 1 contra a Covid-19. Na quinta-feira (17) foram imunizadas 255 crianças de cinco anos de idade.
A cidade tem 6.587 crianças de cinco a 11 anos, contabilizando com e sem comorbidades, nesta faixa etária de cinco a 11 anos que serão vacinadas. Na oportunidade, os pais podem optar entre os imunizantes CoronaVac/Butantan ou Pfizer/BioNTech em ambas as doses para as crianças de 6 a 11 anos. As crianças de 5 anos só realizam a vacina da Pfizer.
O intervalo da dose 1 para a dose 2 em crianças da vacina CoronaVac é de 28 dias e do imunizante Pfizer 56 dias.
SÁBADO É O DIA “C” DA VACINAÇÃO DE CRIANÇAS CONTRA A COVID-19
No sábado (19), das 8h às 17h, na Secretaria de Saúde e na ESF do bairro Nova, todas as crianças de 5 a 11 anos ainda não vacinadas poderão realizar a primeira dose contra a Covid-19. É obrigatório as crianças estarem acompanhadas dos pais e/ou de um responsável maior de idade, além de portar CPF, Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação.
CUIDADOS COM A VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS
Todas as crianças (com ou sem comorbidades) não poderão apresentar nenhum sintoma gripal no dia da vacinação e nem terem realizado qualquer tipo de outra vacina nos últimos 14 dias. Caso a criança tenha sido infectada pelo Coronavírus, a mesma só poderá realizar a vacina 28 dias depois do primeiro dia de sintomas.
CASOS DE CORONAVÍRUS NA RESIDÊNCIA
Se a criança convive na mesma residência com algum familiar infectado com a Covid-19, a mesma deverá aguardar 28 dias para realizar a vacina mesmo se não estiver positiva à doença. É esta a determinação do Ministério da Saúde que evidencia todos da mesma residência como “positivos” quando houver um caso confirmado no lar. Por isso, mesmo que os demais moradores da casa não estejam com a doença o recomendado é aguardar 28 dias para a vacinação.
DOMINGO NO BRIQUE DA PRAÇA
No domingo (20), das 9h às 11h, na Praça Leônidas Ribas, durante o “Brique da Praça”, ocorre a aplicação de todas as doses da vacina. Estão aptos a se vacinar com a primeira dose todas as pessoas com 12 anos ou mais ainda não imunizadas contra o vírus.
Em relação à segunda dose das vacinas Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac/Butantan, todos que realizaram a primeira dose destas vacinas e têm agendada a dose 2 na carteira de vacinação até a data de 20 de fevereiro serão vacinados neste dia.
Quem realizou a dose 2 das vacinas Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac/Butantan até o dia 23 de outubro de 2021, está apto a ser vacinado com a dose 3. Somente os maiores de 18 anos podem realizar a dose de reforço.
Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...