Prejuízos avaliados até esta terça-feira pelo setor primário, somente nas culturas de soja, milho e leite, são estimados em mais de R$ 160 milhões
Em reunião convocada pelo prefeito Jacques Barbosa na tarde desta terça-feira, 28, com representantes do setor primário ficou decidido pela decretação de situação de emergência em razão da estiagem que já provoca danos humanos, econômicos e ambientais em Santo Ângelo.
O prejuízo inicial medido é de R$ 160 milhões, somente nas três principais culturas do município: soja, milho e leite. De acordo com o chefe do Escritório local da Emater, Márcia Dezen, as perdas registradas até esta terça-feira, atingem 80% das lavouras de milho e das pastagens nativas e cultivadas, 50% na produção leiteira e 40% na produção de soja.
O prefeito determinou o mapeamento dos pontos críticos da área rural que estão enfrentando a escassez de água para a dessedentação dos animais e a formação de uma força tarefa das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para atender a demanda por abertura de bebedouros no interior.
Até a manhã desta terça-feira, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural, Álvaro Uggeri Rodrigues, forma contabilizados cerca de 30 pedidos para abertura de bebedouros em propriedades rurais.
Um relatório ampliado sobre a situação será feito pela Defesa Civil, Sindicato Rural e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater, Comdasa, Fundasa, SDR, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e será apresentado em reunião nesta quarta-feira, dia 29.
O prefeito Jacques pretende encaminhar na quinta-feira, dia 30, toda a documentação necessária para o reconhecimento da situação de emergência em Santo Ângelo pelo Governo do Estado.
O chefe do Executivo santo-angelense, além de disponibilizar todo o maquinário para o atendimento ao meio rural afirmou que, se necessário, fará a locação de máquinas e de equipamentos para atender os produtores de Santo Ângelo.
Fotos: Fernando Gomes