Empresários saúdam o novo formato da via e já registram aumento nas vendas e na procura por locação de imóveis na área comercial
Repercute positivamente na comunidade empresarial e nas lideranças do setor o novo formato da Rua 25 de Julho, inaugurada neste domingo, 19, pelo prefeito Jacques Barbosa, primeira-dama Juliana Barbosa, deputado Eduardo Loureiro, pelos secretários municipais, Vinícius Makvitz (Planejamento Urbano e Habitação) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); e pelo superintendente regional Noroeste da Corsan, João Batista Corim da Rosa, obra do Governo Municipal e da Corsan, investimento de R$ 1 milhão, com recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada que recebe 100% do valor da taxa de esgoto paga na conta de água, destinado a obras e intervenções de saneamento básico.
Além das obras de revitalização e modernização, importante intervenção ambiental foi realizada com a correção das redes de esgoto doméstico e drenagem pluvial, evitando que os dejetos cheguem até o Rio Itaquarinchim, que abastece a cidade.
Lojista disseram que a abertura da rua, com amplo estacionamento e mais espaço para a circulação de veículos, aumentou o movimento de pessoas e praticamente dobrou os negócios para o comércio estabelecido no antigo calçadão. Outra situação positiva apontada pelos comerciantes é o aumento da procura por locação de imóveis no trecho.
CARTÃO POSTAL
Para o presidente do Sindilojas Missões, o empresário Gilberto Aiolfi, a obra garante um perfil moderno ao trecho entre as ruas Marechal Floriano e Marquês do Herval e representa estímulo aos empreendedores. “Não tem como negar a importância desta revitalização. É um novo cartão postal da cidade, que veio revitalizar o espaço, mas não apenas isso, também uma nova motivação dos colegas empreendedores. O conjunto obra mais a motivação dos lojistas será um novo divisor do antes e do depois para o comércio na área central”, declarou.
DIA HISTÓRICO
Representando lojistas e moradores da Rua 25 de Julho, a empresária Cristina Bérgoli saudou a obra de revitalização com um dia histórico para Santo Ângelo. “É um dia histórico. O município está devolvendo vida à comunidade. É um avanço para Santo Ângelo. Nós que estamos aqui todos os dias, sabemos a real necessidade deste espaço. É gratificante. É fantástico ver o calçadão sendo transformado em rua, com estacionamento e mais espaço para as pessoas circularem”, pontuou.
NEGÓCIOS EM ALTA
A proprietária da Exclusiva, Ana Maria Moraes, e a gerente da loja, Telma Corim, destacaram que o movimento de negócios duplicou após a abertura da rua e saudaram o empenho e o investimento do município para sanar a questão ambiental e fortalecer o comércio da rua. “As pessoas não viam o problema, é obra enterrada e que precisava ser corrigida. Está maravilhosa. Com mais estacionamento e mais espaço para a circulação de veículos e pessoas, o nosso movimento praticamente dobrou”, comemorou Ana Maria.
Segundo a empresária, a intervenção arbórea está sendo feita e os próprios empresários, mais estimulados, estão cuidando das flores e da vegetação do local. Ana Maria e Telma reivindicaram a instalação do estacionamento rotativo no trecho.
NOTA DEZ
Luciano Teixeira, morador da Rua 25 de Julho, trecho entre as ruas Antunes Ribas e Quinze de Novembro, deu nota para a obra e para os executores. “Uma bela obra para Santo Ângelo. A gente já viu várias versões para o Calçadão nas últimas décadas. Ele fechou e abriu parcialmente. Neste formato, com certeza, vai reativar o comércio e transformou em um bom local para passear com a família e fazer compras. Nota dez. Ficou ótimo”, assinalou.
Fotos: Fernando Gomes