Além da nova intervenção urbanística, obra resolveu um antigo problema de alagamentos e emissão de dejetos no Rio Itaquarinchim
Considerado um dos pontos principais do centro da cidade, o Calçadão ganhou um visual novo, mais amplo, proporcionando um acesso mais cômodo, beneficiando a comunidade e os lojistas do local. Além disso, a obra de revitalização do espaço era desejada e necessária, pois solucionou um antigo e grave problema de saneamento, que gerava vazamentos e alagamentos.
A intervenção urbanística foi inaugurada no domingo (19). Quadra ganhou nova pavimentação intertravada, ajardinamento, mais vagas de estacionamento e iluminação pública em led. As redes hidráulica e sanitária foram readequadas, acabando com as ligações do esgoto doméstico na rede pluvial e assim evitando que os dejetos sejam despejados no Rio Itaquarinchim.
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE
Em seu pronunciamento, o prefeito Jacques Barbosa destacou que a obra é exemplo de incentivo ao desenvolvimento econômico e social sem se esquecer da importância da sustentabilidade. “Apesar das dificuldades impostas pela pandemia temos boas notícias e essa obra é uma delas. Um problema de décadas foi solucionado, o Itaquarinchim preservado e o Calçadão revitalizado para impulsionar o comércio. E tudo isso com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada, fazendo retornar aos santo-angelenses recursos das taxas de água e esgoto”.
O prefeito agradeceu ainda o empenho da Corsan e a parceria do Ministério Público, que concedeu apoio técnico para a realização do investimento que somou R$ 1,1 milhão.
O deputado estadual Eduardo Loureiro também enfatizou o caráter ambiental e econômico da obra e lembrou que o Fundo de Gestão Compartilhada foi criado na renovação do contrato com a Corsan, que ocorreu em sua gestão como prefeito. “Esse Fundo gera obras e melhorias com parte que é arrecadado na própria comunidade. Tem ainda o aspecto fundamental que é o fortalecimento do comércio, a geração de emprego e renda, incentivada pelo Governo Municipal”.
DIA HISTÓRICO
Em nome dos comerciantes e moradores do Calçadão, a empresária Cristina Bergoli, agradeceu ao prefeito Jacques Barbosa pela obra, definindo o dia como “histórico”. “É um avanço para Santo Ângelo, estamos vibrando com essa conquista”.
A obra foi elaborada em conjunto pelas secretarias municipais de Planejamento Urbano e Habitação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O ato de inauguração contou com uma programação especial organizada pela Secretaria de Planejamento e Zissa (Zona de Inovação Criativa e Sustentável de Santo Ângelo), com apresentações artísticas e desfile da Caravana do Papai Noel do Natal Cidade dos Anjos.
PRESENÇAS
Participaram do ato, a primeira-dama Juliana Barbosa; secretários municipais Vinícius Makvitz (Planejamento Urbano e Habitação) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e o superintendente regional da Corsan, João Batista Corim da Rosa.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes