A Faculdade Santo Ângelo (FASA) entende que a capacitação docente deve atender às necessidades do novo perfil de professor do século XXI, estimular suas habilidades e atitudes como ser docente e, gerar aspectos essenciais no seu próprio domínio sócio-afetivo, como a empatia, a receptividade, a valorização de si, do próximo e do entorno e seu comprometimento.
Dessa forma, na FASA, o Setor de Práticas de Aprendizagem Centrada no Estudante (SPACE), tem a finalidade de oferecer capacitação, orientação e suporte aos docentes e discentes, engajado na missão, visão e valores institucionais, de modo a aprimorar suas ações e promover nele uma reflexão contínua que gera sempre novas perguntas, novos experimentos e novos saberes.
Durante os meses de março e abril, os professores promoveram encontros todas às quartas-feiras para discutir metodologias ativas, via Google Meet. Com o objetivo de compartilhar boas práticas em sala de aula, no dia 28 de abril, a professora Dra. Francihele Muller apresentou aos demais professores metodologias sobre mapas mentais. De acordo com a professora Francihele, “a partir de uma dúvida dos novos colegas dos cursos das Agrárias (Agronomia e Medicina Veterinária), sobre como utilizar metodologias ativas durante as aulas, decidi apresentar a eles a utilização de mapas conceituais e mentais que tenho utilizado,” destaca.
A oficina foi desenvolvida seguindo alguns passos, como o reconhecimento do público-alvo, planejamento das atividades e preparação do docente para coordenar a atividade nos diferentes momentos de uma aula. Em outro ponto, foi explicada a diferença entre essas duas práticas e quais os objetivos de cada uma. Além disso, foram apresentados exemplos de mapas construídos pelos alunos nas diferentes disciplinas. Após o compartilhamento dessas práticas, houve uma discussão sobre a importância de atividades como essa e como contribuem para a aprendizagem do aluno.
Até o final do primeiro semestre, serão realizados grupos de estudos e atendimento aos estudantes e docentes, tarefas essas organizadas em carga horária semanal e de forma remota.