Notícias

12/11/2020 15:49


Intervalo Colaborativo da FASA tem como tema "O uso do cinema como ferramenta educativa nos Anos Iniciais”

Com o objetivo de demonstrar aos alunos a utilidade do cinema como ferramenta educativa, foi realizado o Intervalo Colaborativo do curso de Pedagogia da FASA. A atividade integra a disciplina de Fundamentos da Educação Infantil e contou com a presença da professora Dra. Eliane Gonçalves dos Santos, que em sua tese de Doutorado já havia realizado pesquisa referente ao tema.

    Na oportunidade, a professora mencionou que o cinema, enquanto instrumento de aprendizagem, pode despertar o interesse dos estudantes com diversas possibilidades de mediação e motivação, assim como se constituir um recurso popular e acessível, com linguagens muitas vezes de fácil compreensão.

A professora Eliane citou ainda algumas funções adicionais da utilização de filmes e vídeos em sala de aula, como a sensibilização, ilustração, simulação, conteúdo de ensino, documentação, intervenção, avaliação, integração e suporte de outras mídias, permitindo assim ao ser humano produzir e consumir uma variedade de imagens que servem tanto para entretenimento passivo quanto para difusão de ideias, emoções e expressões mais elaboradas.

Para a acadêmica de Pedagogia, Juliana Politowski, “o intervalo colaborativo nos proporcionou um novo olhar a esta ferramenta educativa, que permite ao docente trabalhar vários conteúdos por meio dos filmes, como o exemplo que foi citado do filme "Bambi" que permite desenvolver estudos em sala de aula sobre a amizade, os valores, a conservação das espécies, o meio ambiente. Assim, esta atividade mostrou o quanto é essencial ao professor inovar, sendo muito importante utilizar as ferramentas tecnológicas na educação sempre com um propósito a ser alcançado pela turma”.

Já para a aluna Juliana da Rosa, “a temática abordada pela professora Eliane trouxe uma nova perspectiva de como podemos resgatar os valores com as crianças e despertar a criticidade usando uma abordagem de fácil entendimento”.

A proposta do intervalo colaborativo vai muito além da sala de aula, pois auxilia na construção do aprendizado e na discussão de muitas questões que em aula não é possível trabalhar de forma efetiva. “A proposta dos filmes comerciais trazidos pela professora Dra Eliane Gonçalves dos Santos possibilitou que os alunos pudessem lançar olhares mais atentos e investigativos sobre o uso dos filmes como ferramentas didáticas para o ensino”, explicou a professora Karine Rudek, organizadora do Intervalo Colaborativo.

A professora Ana Paula de Oliveira Pause, coordenadora do curso de Pedagogia da FASA, acrescentou ainda que “a atividade proporcionou aos acadêmicos e demais participantes conhecer e se permitir a trabalhar com a ferramenta, não só para a educação infantil, mas para diversos públicos, uma vez que o cinema compreende temas gerais do conhecimento científico ao cotidiano, envolvendo mecanismos com outras linguagens e dialogando com várias expressões artísticas, pois o espaço pedagógico está além da sala de aula, mas em todos os locais que temos contato”. 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Safira

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...