Outubro é o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, e para celebrar, a Escola da URI promoveu palestra remota sobre Astronomia.
Com o tema – “Astronomia: aspectos básicos, atualidades e impactos para o ser humano”, o astrônomo José Roberto Cecatto (Pesquisador do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) abordou a temática para estudantes do ensino fundamental e médio da Escola da URI.
O palestrante possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências Espaciais e Atmosféricas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio de desenvolvimento instrumental e pesquisas em fenômenos solares energéticos. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Radioastronomia e desenvolvimento instrumental, com atuação principalmente nos seguintes temas: solar, rádio, espectroscopia e interferometria. Participou nos projetos Radiômetro Milimétrico de Frequência Variável (RMFV) e Brazilian Solar Spectroscope (BSS), tendo sido responsável pelo projeto de modernização do BSS. Atualmente, é pesquisador titular do INPE. Também participa no desenvolvimento do projeto Brazilian Decimetric Array (BDA). Paralelamente, está atuando em Clima Espacial com atividades de monitoramento de fenômenos solares energéticos, pesquisas e desenvolvimento de ferramentas auxiliares à previsão desses fenômenos, em colaboração com pesquisadores da UFSCar e Unicamp.
Assunto que atrai muita curiosidade, a astronomia está sendo estudada no 9º ano do Ensino Fundamental e em Física no Ensino Médio, onde a partir disso, surgiu o interesse em contatar algum profissional da área.
De acordo com o professor doutor Emitério da Rosa Neto, no ensino fundamental os estudos são direcionados a aspectos básicos sobre a astronomia, conceitos gerais, caracterização de corpos celestes, e com a realização da atividade, pode ficar evidente quão importante é entender estes aspectos e como nossas atividades diárias podem ser influenciadas, pois as estações do ano, as constelações, são objetos de estudos desde a Antiguidade, e regem até hoje, em muitos povos, a organização de plantio e colheitas, entre outros.
Segundo a professora doutora Cândida Aparecida Machado, a divulgação da Ciência realizada na fala do pesquisador José Roberto Cecatto foi sensacional, porque paramos para ouvir, saber, conhecer e descobrir o que está sendo pesquisado na área da Astronomia no Brasil. Também proporcionou a todos os estudantes uma grande revisão de conceitos relacionados às disciplinas de geografia, biologia, física, química e matemática. “Para os meus alunos do ensino médio, em especial, onde puderam fazer a relação e a transposição dos conteúdos estudados na disciplina de Física, como ondas, energia, densidades, trocas de calor, forças gravitacionais, entre outros assuntos abordados, para a grande área da Astronomia. Foi com certeza um momento muito significativo para todos nós, nessa área que tanto nos desperta interesse em saber mais”.
Após a fala, os alunos participantes fizeram questionamentos sobre o exposto, desde aspectos técnicos até temas de cunho sem comprovação ainda científica. O palestrante frisou sobre a importância do critério de validação científica, que é vital para a compreensão de diversos fenômenos que cercam o campo da Astronomia. Ainda durante sua fala, ele agradeceu o convite da Escola, destacando a importância deste tipo de atividade no ambiente escolar, evidenciando assim o que é fazer ciência e também que desta forma, vários públicos podem ser atingidos através dessa comunicação científica das pesquisas realizadas pelo INPE no Brasil.
A Escola da URI, mais uma vez, atende seus alunos com a realização de uma palestra remota, sendo a segunda em parceria com o INPE, contribuindo com a divulgação das pesquisas realizadas.
Gilda Gonçalves Karlinski - Jornalista
Assessoria de Comunicação- URI Santo Ângelo
Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989
Saiba maisAqui você encontra Mel, Vinagre de Mel, Cerveja de Artesanal de Mel e Hidromel.
Saiba maisA Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025 terá início neste domingo, 6 de abril, em Santo Ângelo, com uma ação especial no Brique da Praça, em alusão ao Dia Mundial da Saúde. A partir de segunda-feira, 7 de abril, as vacinas estarão disponíveis em todas as unida...
A URI Santo Ângelo deu início, neste mês de abril, aos encontros do Projeto Viva a Vida, que celebra 21 anos de atividades com a comunidade local, reforçando seu espírito de integração. Coordenado pela professora mestre Daniela Pereira Gonzalez, o projeto tem como foco oferece...
A 21ª edição da Fenamilho Internacional 2025 promete ser uma das mais vibrantes de todos os tempos. Com o apoio do Ministério da Cultura, por meio do projeto aprovado no PRONAC 232695, o evento traz o espetáculo ?Arte e Cultura na 21ª Fenamilho Internacional?, que transformará os...
Venha curtir mais uma edição do Brique da Praça com uma participação mais que especial do Grupo Xixando, patrocinado pela Óptica Mirim! Será uma festa imperdível, com música, cultura e ações para toda a família. Além disso, celebraremos o Dia Mundial da Atividade Física, uma d...
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sagrada Família, localizada no bairro Dido, está entre as 200 escolas premiadas no Alfabetiza Tchê, o Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC). A premiação será entregue no próximo dia 2 de abril, no Teatro Feevale, em Novo...