Vamos decorrer na matéria abaixo falando de suas propriedades e dos vários estudos para saber se realmente o extrato de própolis aumenta ou não a sua imunidade, tanto que ela é falada ultimamente, só no final saberemos esta resposta dessa pergunta.
Quanto a origem da própolis é uma mistura de resinas, coletadas e transformadas com adição de outras substâncias pelas abelhas, em uma nova e poderosa resina com diversas propriedades.
Quanto a composição, já foram identificados mais de 200 compostos químicos na própolis, dentre os quais flavonóides, ácidos aromáticos, terpenóides, aldeídos, álcoois, ácidos alifáticos e ésteres, aminoácidos, esteróides, açúcares, etc.
Quanto aos tipos de própolis: Verde é proveniente do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), mais conhecida como Vassourinha do campo. Este tipo de própolis possui como marcador químico um composto fenólico denominado Artepillin C, cuja patente de descoberta pertence ao Japão.
A própolis verde é conhecida pelas suas propriedades biológicas, tais como: antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória, imunomodulatória, cicatrizante, anestésica, anticâncer e anticariogênica.
Própolis Vermelha: A resina coletada pelas abelhas para sua fabricação é proveniente de uma planta conhecida popularmente como rabo de bugio. Essa própolis possui como constituintes majoritários os compostos fenólicos, do tipo flavonóides, antraquinonas e fenóis. Possui constituintes jamais encontrados em outros tipos de própolis, e extratos desta mostraram atividades antitumorais e antioxidantes in vitro
Própolis Marrom: a própolis marrom pode ser encontrada na região Sudeste e Sul do Brasil. Possui atividade antimicrobiana e antioxidante.
Depois dessa breve explicação da própolis e seus tipos, vamos nos aprofundar um pouco mais nos benefícios de usá-la regularmente na nossa rotina alimentar.
Se você já usou própolis alguma vez na vida (seja via spray, seja por gotinhas diluídas em água), é bem provável que tenha sido para aliviar alguma dor ou infecção na garganta. E tem fundamento. Estudos clássicos da década de 1990 mostraram que a substância combate bactérias responsáveis por doenças nas vias respiratórias. Até as bactérias do estômago saem perdendo. Um experimento feito por cientistas turcos ano passado constatou que o extrato de própolis é capaz de inibir o crescimento da Helicobacter pylori, causadora de gastrite, úlcera e câncer de estômago.
Em alguns trabalhos, ela inclusive superou estratégias convencionais para coibir a reincidência da bactéria. “A própolis controla o micro-organismo inibindo os chamados fatores de virulência, isto é, os polissacarídeos, que colam a placa bacteriana, e os ácidos, que desmineralizam o dente”
Agora a pergunta que não quer calar: a própolis aumenta ou não nossa imunidade?
Estudos mostram que propriedades encontradas no própolis, que tem uma ação antisséptica e anti-inflamatória, podem melhorar o sistema imunológico. Não é uma recomendação médica, mas não faz mal.
De fato, uma das proezas mais estudadas das própolis marrom, verde e vermelha é a capacidade de impulsionar o sistema imune.
O própolis é um composto natural amplamente estudado. Existe comprovação de que a substância reforça a imunidade, cura infecções respiratórias e feridas na pele.
Então SIM, a própolis tem poder de aumentar a sua imunidade, mas não quer dizer que você vai estar imunizado das doenças, bem pelo contrário, esse poder que a própolis dispõe não é milagroso a ponto de você deixar de ter uma alimentação saudável e se cuidar nas atividades físicas e principalmente ter bons pensamentos.
Deseja adquir Extrato de Própilis Acesse aqui: www.sabordasmissoes.com.br
Apoio Mel Sabor das Missões