A abertura do Natal Cidade dos Anjos será marcada pela apresentação do Espetáculo Ângelus, dias 14 (20h30) e 15 (21h30) de dezembro na Catedral Angelopolitana. Escrito e dirigido pelo Pós-Doutor em Arte Odailso Berté, hoje professor da Universidade Federal de Santa Maria, o Espetáculo Ângelus foi criado em 2006 na ocasião dos 300 Anos da Redução Jesuítica-Guarani de Santo Ângelo Custódio.
Com seu texto revisado por Dom Estanislau Amadeu Kreutz, Nadir Damiani e Claudete Boff, a obra reconta a história da sétima cidade missioneira instaurando um amplo diálogo entre a dança, o teatro, a planta da antiga redução e a arquitetura da Catedral, no Centro Histórico de Santo Ângelo. O Ângelus foi responsável pelo resgate da simbologia dos anjos que tem caracterizado a cultura natalina de Santo Ângelo nos últimos anos, pois seu texto nomeia a cidade como a “Angelópolis”, Cidade dos Anjos.
A nova identidade visual do espetáculo Ângelus, que enfatiza a imagem dos anjos e dos guarani, foi inspirada na pintura “Fundação de Santo Ângelo Custódio” (1995), pertencente ao acervo da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, e criada por Tadeu Martins que gentilmente cedeu o uso da imagem para fins culturais.
Os narradores da trama do espetáculo são os Anjos Gabriel, Abadôn e o Anjo da Guarda, interpretados pelos atores Lucas Segatto, Douglas Barbosa e Carlos Alves, respectivamente, da Cia Actuare de Santo Ângelo. A coreografia, arquitetada por Odailso Berté, Mônica Borba e Crystian Castro, será interpretada pelos bailarinos do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM.
Junto desse elenco, haverá uma importante novidade: pela primeira vez os próprios Guarani da Aldeia Tekoá Yakã Ju participarão de uma obra cênica protagonizando a história de seus antepassados. Através do Projeto de Extensão Tekoá Arte e Vida e do Convênio celebrado entre a Prefeitura de Santo Ângelo e a Universidade Federal de Santa Maria, oficinas de dança e outras ações socioculturais estão sendo realizadas na aldeia guarani e na cidade de Santo Ângelo, tendo em vista a formação de um elenco local para o Ângelus e outros trabalhos que se seguirão até o ano de 2020.