Notícias

12/12/2019 08:30


Otávio Reichert - INTEGRANDO 12/12/2019

Exército em Santo Ângelo: Merecidamente presto elogio ao Coronel (Cel) Marcelo Ferraz dos Reis (à direita), comandante em despedidas do 1º Batalhão de Comunicações (B Com), pois no dia 5 Dez. 2019 fez a passagem do cargo ao Tenente (Ten) Cel Eugênio Correia Souza Júnior.

Dentre os feitos destaca-se o lançamento do livro histórico “Centenário da presença do Exército Brasileiro (EB) em Santo Ângelo/RS”. Lançada em agosto passado, a obra tem finíssimo acabamento, com textos traduzidos, paralelamente, ao Inglês e Espanhol, dividindo a escrita em três colunas simultâneas. As traduções foram realizadas pelos Ten Langeane e Lopes, respectivamente. Diga-se que os cem anos do EB em Santo Ângelo foi no dia 11 de dezembro passado. Seguindo a linha do tempo, a obra vai do ano 1919 a 2019, mostrando minuciosa pesquisa, esta protagonizada, titularmente, pelo Subtenente Dirceu L. Kraemer, militar com formação em História.

Quase dezena de unidades passaram, ou ainda estão presentes, na capital missioneira. Santo Ângelo é considerada a Capital das Armas e Serviços, pois já contou com Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e a atual Arma das Comunicações. Além do Quadro de Material Bélico, somam-se os Serviços de Intendência e Saúde. Muitas unidades tiveram novas denominações pelas alterações advindas do tempo e evolução do EB. Cito o 1º Regimento Moto Mecanizado (1º RMM - 1944), transformado no 5º Regimento de Carros de Combate, depois transferido para Rio Negro/PR. Mais recente, em 1992, o 61º Batalhão de Infantaria Motorizada foi transferido para Cruzeiro do Sul/AC, enquanto a 16ª Brigada de Infantaria foi para Tefé/AM, onde somou, ao final, “de Selva”.

Derrubando um muro divisório, o espaço foi ocupado pelo atual 1º Batalhão de Comunicações, que em 2010 absorveu o Hospital de Guarnição, hoje Posto Médico, e a 10ª CSM em 2018. Ainda independente, temos o Depósito de Subsistência de Santo Ângelo, este que em 1943 foi o Entreposto de Subsistência Nº 1, e passou a DSSA no ano de 1975.

Milhares de histórias vivenciadas, onde brasileiros deixaram seu legado na vida castrense, e a estes somam-se os familiares que partilharam sonhos, e também beberam água do Itaquarinchim. A foto abaixo é de 1930, com uniforme distinto que, feito amálgama, tornando-nos irmãos de farda.

Retornando à pauta da troca de comando do 1º B Com, desejamos sucesso ao Cel Ferraz, que em 2020 passará a realizar curso na Bolívia. Já o carioca Ten Cel Eugênio que assumiu, retornou ao Paraguai, onde findará, até fevereiro, a função de Assessor da Cooperação Militar naquele país.

  

Humor: O exigente coronel, na Parada de Serviço, examinando o fardamento...

– Recruta, o que você deve fazer quando há um botão desabotoado?

O assustado soldado respondeu: – Devo abotoá-lo, senhor!

O coronel olhou-o furiosamente e disse: – E então?

O inocente, nervosamente, estendeu os braços e abotoou o bolso da camisa do coronel.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Pão Fermentado

Pães artesanais e produzidos com fermentação natural. Alta hidratação, sem conservantes e aditivos.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...