O Governo Municipal e entidades parceiras estão realizando ao longo desta semana a campanha “Dia do campo Limpo”, com o recolhimento de embalagens de agrotóxicos em várias localidades do interior, garantindo a destinação final correta dos recipientes, evitando acúmulo em locais provisórios nas propriedades rurais e mitigando prejuízos ao meio ambiente.
A programação abriu segunda-feira, dia 10, com a coleta no Cristo Rei e na Restinga Seca e, na terça-feira, dia 11, no Rincão dos Mendes. Nesta quarta-feira, 12, a campanha estará recolhendo as embalagens no Distrito Sossego, a partir das 8h30min e na localidade de Santa Rita, às 14 horas. Quinta-feira, 13, o serviço será na Atafona, às 8h30min e no Distrito União, às 14 horas. O encerramento será na sexta-feira, a partir das 8h30min, no Distrito Buriti, durante todo o dia.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antônio Cardoso, os produtores devem levar as embalagens até as sedes comunitárias das localidades do interior, com o documento de comprovação da origem da compra e recebem a certificação de entrega.
As ações ambientais do Dia de Campo, lideradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Ministério Público por meio do Programa Ressanear, Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Associação das Revendas de Defensivos Agrícolas de Santo Ângelo e Região (Preservar), já retirou mais de circulação mais 48 mil embalagens de produtos agroquímicos do meio rural nas três campanhas anteriores.