Na manhã desta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, cristãos e cristãs membros da igreja católica se reúniram na Praça da Catedral Angelopolina para confecção dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. A mobilização ocorreu na Rua Marquês do Herval, ao lado da igreja.
A tradição do tapete de Corpus Christi é baseada no evento bíblico que aconteceu pouco antes da Paixão de Cristo, quando Jesus, entrando em Jerusalém, é acolhido pela população que cobriu as ruas por onde ele passava com ramos e mantos.
Os tapetes foram desenhados a mão por integrantes da comunidade e produzidos com serragem, pó de café, farinha, cascas de ovos, areia, flores, sais coloridos e outros materiais. As ilustrações geralmente são dentro das temáticas religiosas e buscam retratar diversas passagens bíblicas, muitas vezes não referenciando somente o pão e o vinho, mas também aos sacramentos e até mesmo movimentos pastorais da Igreja.
Após percorrerem mais de 300 km a cavalo, enfrentando diversas intempéries, os cavalarianos chegaram a Campina das Missões com a centelha da Chama Crioula, gerada em Alegrete no dia 16 de agosto. Este é um momento inédit...