Notícias

23/09/2021 10:04


Turismo missioneiro foi pauta de reuniões em Brasília

    Demandas envolvendo o turismo nos municípios da região estiveram em discussões realizadas em diversos órgãos
   O vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM/Funmissões), prefeito Auri Kochann, acompanhado da coordenadora da IGR Rota Missões e assessora de comunicação da entidade Izabél Cristina Ribas, participaram de importantes reuniões em Brasília na semana passada, onde foram debatidas demandas envolvendo o turismo nos municípios da região das Missões.
   Com apoio da Área de Turismo da  Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do gabinete do deputado federal Osmar Terra, foram realizados encontros com o presidente da Embratur Carlos Brito e o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação Sílvio Nascimento, com a participação de integrantes da equipe da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, onde foram pautados temas envolvendo os municípios missioneiros.
   Na oportunidade, a AMM solicitou o apoio da Embratur na elaboração do Plano de Marketing da Rota Missões, sendo já autorizado pelo presidente da instituição a visita técnica de uma equipe para conhecer a região, se reunir com o trade turístico local e organizar o início dos trabalhos. Diante da situação, as representantes da CNM, Marta Feitosa e Mônica Costa, ratificaram a necessidade de se fomentar a promoção do destino e os roteiros turísticos da Região das Missões, de forma alinhada com as ações executadas pela Embratur.
   Na Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) do Ministério do Turismo a reunião teve como pauta o funcionamento do Cadastur (Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo); a reformulação da Lei Geral do Turismo (11.771/08), que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo e o Projeto de Lei 4.395/2020, que institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural foram os assuntos em destaque no encontro.
   Na oportunidade, a Turismóloga da CNM Marta Feitosa, enfatizou a necessidade de se entender o município como foco do desenvolvimento do turismo em meio rural. Nesse contexto, foi apontado pelo grupo que o turismo rural é vetor responsável pelo desenvolvimento econômico das pequenas cidades, pois incentiva o homem a continuar no campo, valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente. Por sua vez, o Departamento de Turismo da Funmissões, informou que estimula a criação de roteiros rurais e o desenvolvimento de políticas públicas que norteiam a prática do turismo em ambiente rural, sendo crescente este segmento na região.
   Ainda, no Ministério do Turismo, a equipe da Funmissões esteve reunida com Fabiana Oliveira, coordenadora de Posicionamento de Produtos Turísticos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur) e coordenadora brasileira do projeto de cooperação Caminho dos Jesuítas, onde trataram sobre o lançamento do site www.caminodelosjesuitas.com, durante a ABAV, que neste ano será na cidade de Fortaleza (CE), onde está programada uma palestra do consultor Carlos Augusto Alves sobre os roteiros que integram o Caminho dos Jesuítas, além de um stand para promoção e informações sobre os atrativos deste corredor turístico, que integra cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).
   Fonte: Associação dos Municípios das Missões 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...