A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) realizou a plenária de encerramento da 2ª Conferência Estadual de Turismo (Confetur), na manhã desta quinta-feira (25/05), no município de Restinga Sêca, na Região Turística Quarta Colônia. O encontro debateu todo o trabalho desenvolvido durante a Conferência, que propõe definir diretrizes para o futuro do turismo gaúcho.
Divididos por região turística e pelo tipo de segmentação, representantes de municípios gaúchos e do meio empresarial do setor debateram em oficinas as mudanças ainda necessárias para o crescimento do turismo no Estado. Entre os temas abordados, os participantes discutiram se a vocação turística definida no Mapa de Comportamento do Turista é compatível com a realidade local.
O secretário do Turismo, Vilson Covatti, celebra que os três dias foram de alta intensidade e integração entre as regiões turísticas. "A oportunidade de reunir o trade turístico assim é fundamental para o progresso do Rio Grande do Sul. Estamos comprometidos em realizar conferências como essa com mais frequência", garante.
Com o término da Conferência, a equipe técnica da Setur se reunirá para compilar todas as discussões e sugestões estabelecidas durante o encontro. O trabalho resultará na produção do Plano Diretor de Turismo, documento que será submetido à análise do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) pelo prazo de 60 dias e posteriormente encaminhado para aprovação e publicação pelo governador Eduardo Leite.