Roque Gonzales soma mais de R$ 100 milhões de reais em perdas relacionadas ao setor agropecuário. Por ser uma das cidades gaúchas atingidas pelos efeitos da estiagem, o Município decretou estado de emergência no início do ano, o qual já teve sua homologação junto ao Governo Federal e dá continuidade às ações de enfrentamento a situação e auxílio às famílias e Comunidades.
Entre as medidas que buscam reduzir os efeitos da seca está a distribuição de água para dessedentação animal, além da execução de limpeza e abertura de bebedouros. Essas ações poderão ser ampliadas nos próximos dias, conforme a previsão de repasses do Governo do Estado RS.
Atualmente, o trabalho de enfrentamento à estiagem é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Defesa Civil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Emater/ Ascar que continuam acolhendo as demandas das Comunidades e famílias atingidas pela seca.
Conforme o coordenador da Defesa Civil do Município, Emir Schwarzer, o Município está encaminhando solicitação ao governo do RS a ajuda financeira para aquisição de cestas básicas para as famílias que sofrem com o prejuízo da estiagem.