Notícias

23/05/2022 08:06


Monitoramento de balneabilidade é realizado na região de Roque Gonzales

Localizada em uma das alças do Rio Ijuí, no município de Roque Gonzales (RS), a Hidrelétrica Passo São João (77 MW) é conhecida por seu reservatório, importante para a geração de energia elétrica. Com objetivo de avaliar a qualidade das águas de seus lagos artificiais, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) coordenou, entre dezembro de 2021 e março de 2022, o monitoramento da balneabilidade dos balneários do Juca e Municipal Prainha.

Por meio de análises, constatou-se que os locais seguem próprios para banho, enquadrados na categoria ‘Excelente’, como parte do monitoramento da 41ª temporada do projeto de balneabilidade. O procedimento teve a finalidade de verificar as condições e a qualidade da água dos lagos. As informações são utilizadas em ações de comunicação e conscientização voltadas à saúde pública.

Inserido nas atividades desempenhadas semanalmente, o laboratório Ceimic - Regional Sul Analises Quimicas e Toxicologicas realizou estudos microbiológicos dos lagos, ao levar em conta os parâmetros: coliformes termotolerantes/fecais (baseado nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama) e a densidade de cianobactérias (baseado nas resoluções da Fepam). Já a CGT Eletrosul (responsável pela operação da Hidrelétrica Passo São João) encarregou-se da instalação de placas indicativas nos balneários, a fim de tornar público aos veranistas o propósito da pesquisa desenvolvida.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...