Notícias

19/03/2022 09:21


URI firma parceria com STARA para desenvolvimento de projeto conjunto

Um encontro presencial na segunda-feira, 14, marcou o início de Projeto de Pesquisa entre a URI - Câmpus de Santo Ângelo, por meio do Parque Científico e Tecnológico das Missões – TecnoURI/Centro de Desenvolvimento de Produtos e Processos - CADEPP Missões e a STARA S/A, unidade de Fundição da cidade de Carazinho/RS.
A pesquisa visa o desenvolvimento de viabilidade de aplicação da areia descartada de fundição (ADF) em produtos para a construção civil e para produção de materiais refratários.
O estudo está voltado para atender as etapas estabelecidas pela Diretriz 001/2010 da FEPAM, no intuito de determinar o melhor traço para incorporação da ADF em artefatos de cimento conforme cada aplicação, levando em conta a resistência à compressão, absorção de água e análises de possíveis efeitos de expansão, corrosão e eventuais reações ao longo do tempo.
Participaram da reunião os professores doutores Flávio Kieckow e Bóris Sokolovicz, bem como o bolsista Luis Eduardo Grings, o Engenheiro Químico Felipe Hannecker, Evandro Davi Bassani, Coordenador da Qualidade, Robson Mauricio de Almeida, da área de Custos e Gerenciamento de Projeto e Camila Perosa da Engenharia de Processo. O projeto terá duração de um ano.
Gilda Gonçalves Karlinski - Jornalista
Assessoria de Comunicação- URI Santo Ângelo

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...