Notícias

16/03/2022 07:08


Há 10 anos o MST lidera a maior produção de arroz orgânico da América Latina

Famílias assentadas comemoram nesta sexta-feira, dia 18, a 19ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul

Nesta sexta-feira, dia 18 de março, a popular Festa da Colheita do Arroz Agroecológico, celebrada por assentadas e assentados do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), chega à sua 19ª edição. O evento presencial terá início às 9 horas, na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), em Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. 

A comemoração seguirá todos os protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19. No evento terá Feira da Reforma Agrária, com representação de cooperativas do MST de outros estados; apresentação cultural do Grupo Unamérica e participação de entidades parceiras, populares, sindicais e políticas. 

"Para nós do MST, essa edição da Colheita do Arroz Agroecológico tem uma enorme  importância. Queremos celebrar esse momento com a sociedade gaúcha e brasileira, pois essa é uma construção coletiva das cooperativas e das famílias assentadas. A nossa produção orgânica é uma alternativa, onde a vida das pessoas e o cuidado com a natureza estão acima do lucro", pontua Marildo Mulinari, do setor social organizativo da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap). O Sem Terra ainda reafirma o compromisso do MST com a luta da classe trabalhadora e a luta pela Reforma Agrária Popular.

De acordo com Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o MST é considerado o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, e segue nessa posição há mais de 10 anos. Segundo Martielo Webery, do setor de comercialização da Cootap, as famílias camponesas estimam colher, na safra 2021/2022, mais de 15 mil toneladas, cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto, em aproximadamente 3.196,23 hectares.

A reconhecida produção gaúcha do arroz agroecológico do MST é coordenada por nove cooperativas conquistadas por meio da luta do movimento pela Reforma Agrária Popular e produção de alimentos saudáveis, livres de veneno.

O cultivo principal é de arroz orgânico nas variedades agulhinha e cateto. Em todo o estado, a produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

Programação do dia

9h – início das Músicas com o Grupo de Animação

9h30 – Mística de Abertura 

10h15 – Análise da Conjuntura Política -  João Pedro Stédile, da Direção Nacional do MST

10h45 – Estudo sobre a questão ambiental - Prof. Dr. Luiz Marques, Unicamp/SP

11h15 – Lançamento do Livro Mapa do Agrotóxico - Leonardo Melgarejo, ABA - Sul

11h30 - Falas Institucionais 

12h30 – Almoço Coletivo 

14h – Ato Simbólico de Colheita na Lavoura

14h30 –  Confraternização

Serviço
O quê? 19º Festa da Colheita do Arroz Agroecológico
Quem? Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra
Quando? 18 de março, às 9 horas
Onde? Coopan - R. Cinco de Maio, 02 - Sanga Funda, Nova Santa Rita - RS, 92480-000

Assessoria de Imprensa: Maiara Rauber
Contato: (51) 9 9981-7481

EM DESTAQUE

Pod Cast Portal das Missões

O Pod Cast do Portal das Missóes traz muita História, Entretenimento e Noticias da Região. Acompanhe aqui!!

Saiba mais

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...