Notícias

16/03/2022 08:50


PLENÁRIO HOMENAGEOU O CENTRO MISSIONEIRO DE EQUOTERAPIA PELO SEUS 15 ANOS DE ATUAÇÃO

Em Sessão Especial, na noite desta segunda-feira (14), o poder Legislativo Municipal homenageou o Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio, que neste mês de março está completando seus 15 anos de atuação. A instituição, sem fins lucrativos, teve início de suas atividades em 2007, através de uma parceria entre o Executivo Municipal, URI e Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos. Hoje em dia a entidade atende 42 crianças e se mantém através da Associação dos Amigos do Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio - AACMESAC. A ação de homenagear a entidade foi uma iniciativa do vereador Rodrigo Flores, líder da bancada do PDT, tendo aprovação unânime da Casa Legislativa. A honraria tem como objetivo reconhecer e divulgar o importante trabalho desenvolvido pela instituição, sendo referência nas atividades terapêuticas e educacionais desenvolvidas através do grupo de profissionais que estão à frente do Núcleo.
O presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldir Ribeiro(MDB), destacou a importância e o grande respeito que a Casa Legislativa possui pelo trabalho desenvolvido pela entidade, tendo em vista a aprovação unânime do projeto que previa a honraria.
Em sua fala o vereador Carlos Gonçalves (PDT), enfatizou a relevância da ação desenvolvida, bem como, a metodologia qual a instituição aborda suas atividades, "a equoterapia desempenha um papel fundamental, visando a estimulação do paciente, desenvolvendo suas potencialidades e limites, proporcionando interação com o cavalo e desenvolvendo conscientização corporal, confiança e outros benefícios" afirma o vereador.
Já a Coordenadora do Núcleo, Mariliane Monteiro, salientou as dificuldades enfrentadas por ela e sua equipe, desde a implantação do projeto até os dias atuais, especialmente no período da pandemia, que esteve à beira de encerrar as atividades do Centro por falta de recursos. Na oportunidade, a coordenadora usou a tribuna para agradecer muito seus colaboradores e a comunidade que apoiou a iniciativa até os dias atuais. Mariliane afirmou ainda que o Projeto de Lei 0161/2022, que autoriza o município a abrir Crédito Especial destinados à área da saúde, meio ambiente e desenvolvimento humano e desenvolvimento econômico, turismo e inovação, de autoria do executivo Municipal e aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, onde parte deste valor será destinado ao Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio, será fundamental para continuidade do projeto.
A Mesa de Honra foi composta pelo Presidente Osvaldir Ribeiro, Vice-Presidente Maurício Loureiro, Secretário da Mesa Diretora Nader Hassan Awad, representando o Executivo Municipal Lori Makvitz, Coordenadora do Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio Mariliane Monteiro, Diretor da URI Santo Ângelo Gilberto Pacheco, e Robriane Loureiro representando o Deputado Estadual Eduardo Loureiro.
Estiveram prestigiando a Sessão Especial às famílias beneficiadas pelo Centro, com as crianças, bem como a comunidade geral.

EM DESTAQUE

Clube Gaúcho - CG

Famoso clube de Santo Ângelo onde ocorrem diversos tipos de eventos. 

Saiba mais

Facas Artesanais de disco Tatu

Faca artesanal de feita de disco de arado tatu com cabo anatômico, bainha de couro com passador.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...