Notícias

08/10/2021 16:14


Ministério do Turismo divulga Caminho dos Jesuítas na Abav Expo 2021

       Principal corredor turístico da América do Sul tem estande exclusivo na feira e é tema de palestra de capacitação na Vila do Saber

   Posicionar um roteiro multinacional e capacitar os agentes de viagens sobre ele. Este são alguns dos objetivos do Ministério do Turismo ao trazer a rota internacional Caminho dos Jesuítas para a Abav Expo 2021, realizada entre os dias 6 e 8 de outubro, em Fortaleza (CE). Além de dedicar um estande exclusivo à rota, onde o visitante pode acessar diversas informações do destino, a Pasta realizou uma palestra a respeito da iniciativa. Composto por Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, o roteiro inclui 55 sítios do patrimônio jesuítico, sendo 19 deles declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
    O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, pontuou a importância da iniciativa para o desenvolvimento turístico do Mercosul. “Precisamos apresentar aos visitantes esta imponente iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Turismo, que envolve um dos principais símbolos do turismo religioso do país. É um atrativo de extremo potencial que, se bem estruturado e integrado, a partir de ideias inovadoras, poderá atrair milhares de turistas brasileiros e estrangeiros, impulsionando a atividade turística e as economias locais”, disse.
    Além da capacitação realizada na tarde desta quarta-feira (06.10), direcionada a agentes de viagens e demais visitantes da feira, os frequentadores do estande, situado na Área Brasil, poderão “viajar” por oito Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO. Outra proposta do local é apresentar os diversos atrativos naturais, histórico-culturais e gastronômicos do roteiro, bem como opções de hospedagem, entretenimento e prestadores de serviços.
   O Caminho dos Jesuítas sul-americano se apresenta como a principal rota turística da região e uma das maiores do mundo. No Brasil, o roteiro é formado por 26 municípios gaúchos e inclui as ruínas de São Miguel das Missões, declaradas sítios do Patrimônio Mundial Cultural pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

ESTRUTURAÇÃO - No primeiro semestre deste ano, o Ministério do Turismo autorizou um repasse de R$ 20 milhões para estruturar a integração viária de atrativos da Região das Missões no Rio Grande do Sul e facilitar a chegada de visitantes ao local. As obras de pavimentação englobam a ligação da BR-285 ao Sítio Arqueológico de São João Batista, na cidade de Entre-Ijuís, e o acesso ao Parque Histórico São Lourenço Mártir, no município de São Luiz Gonzaga, entre outras intervenções.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...