Notícias

13/07/2021 09:05


São Luiz Gonzaga é, oficialmente, a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro

   

São Luiz Gonzaga é a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro 

Lei foi sancionada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, na última segunda-feira (12) 

  

Capital Estadual da Música Missioneira, agora São Luiz Gonzaga é também a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro. A assinatura da lei ocorreu na segunda-feira (12), pelo governador do Estado, Eduardo Leite, em solenidade realizada no Palácio Piratini.  

A comitiva são-luizense que participou da solenidade foi integrada pelo prefeito Sidney Brondani; pela secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santos Panegalli; pelo chefe do setor de Patrimônio, Jacson Brandão; pelos músicos Xirú Missioneiro e Ricardo Galarce e por Lucas Farias, o qual preparou o arroz carreteiro servido as autoridades no Galpão Crioulo do Palácio Piratini após a assinatura da lei. A comitiva foi acompanhada pelos são-luizenses que residem em Porto Alegre, o assessor da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Luiz Fernando Pires e o engenheiro Álvaro Theisen.  O ex-vereador da cidade de Porto Alegre, o são-luizense João Carlos Nedel e o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda também participaram da solenidade.  

 

CAPITAL GAÚCHA DO ARROZ CARRETEIRO 

O projeto de lei 472/2019, o qual declara São Luiz Gonzaga Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro e inclui a Festa do Arroz Carreteiro no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul, é de autoria do deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas). A proposta atendeu uma demanda de entidades do município, com o intermédio da vereadora Rose Grings, na época secretária municipal de Turismo e Cultura. 

Na solenidade de assinatura da lei, a qual contou com a sanção de mais cinco projetos de lei, o governador Eduardo Leite ressaltou a importância dessas iniciativas. “Faço questão de solenizar estas sanções, porque são projetos que representam demandas e vocações de municípios ou localidades, que servem de referência para as futuras gerações ou mesmo servem de instrumento para alcançarem notoriedade que vai impulsionar economicamente uma região”. 

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, destacou o trabalho conjunto que resultou no título. “Esse reconhecimento ao nosso município é fundamental e deriva da mobilização da nossa comunidade, que se uniu para a promoção de edições da Festa do Arroz Carreteiro – instituída após projeto de lei do ex-vereador Clóvis Veiga – e que agora é um evento que integra o calendário oficial do Estado. Parabenizo todas as entidades e empresas envolvidas neste processo, a vereadora Rose Grings e o deputado estadual Sérgio Turra, o qual ouviu a nossa demanda e foi parceiro dessa conquista que será importante para fomentar o turismo em nossa cidade. Como Capital Estadual da Música Missioneira e agora a Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro, vamos seguir trabalhando para preservar nossa cultura e tradição, além de divulgar ainda mais São Luiz Gonzaga para além das fronteiras do Estado”.   

 

GALPÃO CRIOULO 

Durante o almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, ocasião em que as autoridades puderam degustar o prato típico de São Luiz Gonzaga (muito elogiado pelos presentes). O prefeito Sidney Brondani, a secretária Luiza Caterine e a vereadora Rose Grings, também presentearam o governador Eduardo Leite e o deputado estadual Sérgio Turra com esculturas do pajador são-luizense Jayme Caetano Braun, confeccionadas pelo escultor Vinícius Ribeiro. A secretária de Turismo Luiza Caterine também entregou ao governador o livro da “Festa do Arroz Carreteiro” e o guia de São Lourenço Mártir.   

Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal, em conversa com o governador Eduardo Leite, tratou sobre a conclusão das obras na RS 165 – que liga São Luiz e Rolador – e sobre a necessidade da designação de professores para unidade da UERGS no município. Brondani destacou a parceria da Administração Municipal com a universidade, em especial para a construção da sede própria da UERGS, para a qual o município doou o terreno. O governador do Estado afirmou que tratará a demanda junto a Secretaria Estadual da Educação e informou que estará em São Luiz Gonzaga para a inauguração das obras da RS 165, quando também visitará o prédio próprio da UERGS.  

 

Texto: Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Governo do Estado   

Foto: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini 

 
Larissa Dorneles
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga - RS 
(55) 3352-9300
 

 Governador sanciona seis projetos de lei de deputados estaduais
    Em cerimônia transmitida ao vivo do Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, na manhã desta segunda-feira (12/7), o governador Eduardo Leite sancionou seis projetos de lei (PLs) de autoria de deputados estaduais.
    Entre homenagens a personalidades, à vocação de uma cidade ou diretrizes de políticas públicas, as propostas aprovadas na Assembleia Legislativa passaram por análise técnica e política do governador, que agora as sancionou.
    “Faço questão de solenizar estas sanções, porque são projetos que representam demandas e vocações de municípios ou localidades, que servem de referência para as futuras gerações ou mesmo servem de instrumento para alcançarem notoriedade que vai impulsionar economicamente uma região. Além disso, também são projetos que ajudam na defesa de políticas públicas para populações especificas ou estabelecem diretrizes de fato para que políticas públicas sejam atendidas”, destacou o governador.
    Os projetos de lei sancionados nesta segunda (12) serão publicados em edição extra do Diário Oficial do Estado.

PROJETOS DE LEI SANCIONADOS

PL 472/2019
Proponente: deputado Sérgio Turra
Ementa: declara o município de São Luiz Gonzaga Capital Gaúcha do Arroz Carreteiro e inclui a Festa do Arroz Carreteiro no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul

PL 542/2019
Proponente: deputado Pepe Vargas
Ementa: denomina João Panozzo a rodovia ERS-448, entre Nova Roma do Sul e Antônio Prado

PL 550/2019
Proponente: deputado Adolfo Brito
Ementa: denomina rodovia Arno Frantz trecho da ERS-418, compreendido entre Linha Santa Cruz e Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul

PL 16/2020
Proponente: deputado Dirceu Franciscon
Ementa: inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a Abertura da Colheita da Soja, realizada no município de Ipiranga do Sul

PL 384/2019
Proponente: deputado Sergio Peres
Ementa: institui o Dia Estadual da Pessoa Surdocega no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências

PL 20/2019
Proponente: deputada Luciana Genro
Ementa: altera a Lei n.º 11.314, de 20 de janeiro de 1999, que dispõe sobre a proteção, auxílio e assistência às vítimas da violência e dá outras providências, ampliando o rol de pessoas protegidas

Texto: Vanessa Kannenberg
Edição: Marcelo Flach/Secom

EM DESTAQUE

Tenda da Terra

Artesanato Indígena, Artigos Gaúchos, Quadors, Esculturas, Pintura em Tela, Camisetas, livros, Porcelanas, Cestarias e Lembranças da região.

Saiba mais

Bombas Ferretti

Confecciona bombas de chimarrão em prata e ouro.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...